A Rua Plácido de Castro, em Caxias do Sul, será palco para o desfile de Sete de Setembro deste ano. Nesta terça-feira foi iniciada a organização das atividades da Semana da Pátria. Os hasteamentos e arriamentos das bandeiras permanecerão na Praça Dante Alighieri, assim como a Guarda da Pira. A mudança foi um consenso entre as entidades que fazem parte da comissão.
A centelha da 78ª Chegada do Fogo Simbólico, que dá início às festividades, está prevista para o dia 21 de agosto, vinda de Nova Petrópolis. Ela será entregue pela Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul na Praça Vestibular, em frente ao Monumento Nacional ao Imigrante, e recepcionada pelo Grupo de Escoteiros Baden-powell, seguindo até a sede do Grupo, no bairro Bela Vista, onde ocorre a cerimônia. O Fogo Simbólico permanecerá no local até o dia 31 de agosto, quando ocorre a solenidade de Fogo de Conselho, no Espaço Multicultural dos Pavilhões da Festa da Uva.
Durante o Desfile da Independência, que deve ocorrer a partir das 9h do dia 7, será dado um abraço simbólico à Maesa.
Segundo o capitão Nelho, do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe), a mudança de local é positiva.
- A troca do local será melhor devido às dimensões, principalmente na questão do palanque e da acústica da banda que ficava prejudicada na Sinimbu - explicou.
Conforme o chefe de Gabinete, Agenor Basso, o local é adequado para o desfile.
- A Plácido de Castro comporta perfeitamente nossa necessidade para o Desfile. Tenho certeza que em conjunto chegaremos ao melhor para nossa sociedade e teremos um belo evento.
O carnaval deste ano também foi realizado na Rua Plácido de Castro, que recebeu pavimentação no mês de fevereiro.