A Defensoria Pública de Caxias do Sul alcançou, nesta quarta-feira, a marca de 1 mil acordos formalizados em um ano. Há cerca de um ano, a comarca caxiense realiza o Dia do Consenso, atividade que visa a realizar acordos extrajudiciais entre famílias que procuram a Defensoria. As ações integram o Projeto Defensoria das Famílias e são idealizadas pelos defensores públicos Arion Escorsin de Godoy e Domingos Barroso da Costa.
A atividade consiste em reunir as partes envolvidas em conflitos familiares, que comparecem de forma espontânea. A intenção é resolver a questão por meio do diálogo. A maior parte dos casos são de divórcios.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
- O formato do projeto desonera a Justiça porque o impasse é resolvido sem intimação, sem audiência, num ambiente pautado pelo diálogo, pela transparência nas informações e na presença de um defensor público. A decisão é tomada de comum acordo entre as partes e enviada ao juiz para homologação. As pessoas se comprometem com a palavra empenhada e isso é comprovado pelos índices de descumprimento, que são muito baixos. É a cultura do diálogo se sobrepondo à cultura do litígio - ressalta Godoy.
O Dia do Consenso ocorre todas as quartas-feiras, a partir das 9h15min, na Avenida Independência, 2393.
Alternativa
Defensoria Pública de Caxias alcança 1 mil acordos extrajudiciais em um ano
Medida visa a promover o entendimento entre famílias que procuram a Defensoria
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: