A crise econômica e as obras no centro da cidade reduzem em até 40% o número de passageiros de táxis em Caxias do Sul. A estimativa é do Sindicato dos Taxistas do município. Conforme o presidente da entidade, Adail Bernardo da Silva, esse número foi atingido nos últimos 60 dias, principalmente devido à redução da atividade econômica.
Entre as explicações está o reflexo da baixa do movimento em outros setores dos quais a atividade se beneficia. Um dos exemplos citado por Adail é o de casas noturnas e pizzarias. De acordo com ele, é possível perceber uma redução de público nestes pontos e muitas das pessoas que vão, muitas vezes, optam por outros meios de transporte mais baratos, como os ônibus. Até mesmo passageiros que chegam na rodoviária tem optado pelo transporte coletivo, de acordo com Adail.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Outro fator que tem afastado os passageiros são as obras do SIM Caxias na área central. Segundo Adail, o tempo que os veículos ficam parados nos congestionamentos causados pelas obras acarretam em custo maior para o passageiro. Uma corrida entre a rodoviária e o bairro São Pelegrino, que antes custava cerca de R$ 10, agora pode sair por R$ 17. Além disso, mesmo que o taxímetro continue cobrando com o veículo parado, o consumo de combustível nestes casos é maior.
- Com o trânsito não andando, o motor fica ligado, gastando. O taxímetro bate [cobra] por quadra e, se estiver parado, por minuto. Então, automaticamente o usuário vai pagar mais, mas o taxista também vai gastar mais. O táxi rodando com trânsito livre gastar um percentual de combustível, mas com o trânsito parado gasta bem mais - explica.
De acordo com o presidente do sindicato, os proprietários de veículos à gasolina atualmente tem margem de lucro de 20%, quando antes ficava entre 30% e 40%. A categoria entrou com um pedido na Secretaria de Trânsito para reajustar a tarifa com base na inflação do ano passado, que fechou em 6,4%. A Secretaria optou por não conceder o aumento agora para não onerar mais o passageiro neste período de obras. Apesar dos impactos, a categoria acredita que as mudanças do SIM Caxias podem trazer benefícios a longo prazo.
Reflexo
Crise e obras reduzem em até 40% número de passageiros de táxis em Caxias do Sul
O número foi atingido nos últimos 60 dias, segundo sindicato
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: