As 20 candidatas ao título de rainha e princesas da Festa da Uva de Caxias do Sul foram apresentadas para a sociedade na noite desta sexta-feira.
Infográfico: conheça as candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva 2016
Nos bastidores o clima foi de descontração e alegria. Antes do desfile, as jovens rezaram, fizeram selfies e cuidaram os últimos ajustes na produção. Na abertura do evento, o trio de soberanas da última edição - Giovana Crosa, Gabrielle Debastiani e Karina Furlin - desfilou e emocionou o público. Em seguida, as candidatas subiram à passarela uma a uma, em ordem alfabética, percorrendo pouco mais de 50 metros. Em uma breve pausa, elas se apresentaram e mostraram as entidades que representam.
ENQUETE: vote na sua candidata preferida
Segundo Roberto Delazzeri, diretor da Comissão Social da Festa da Uva, o jantar de apresentação sinaliza a valorização das imagens do passado e se traduz no horizonte que se pretende trilhar.
- Todas são importantes para o caráter social da festa, representando nosso povo e nossa cultura e mostrando aos que nos visitam que somos leais e éticos e também sabemos nos divertir. Convido todos para que nos ajudam a fazer uma festa memorável. Uma festa não mais local, nacional com certeza, internacional com oportunidades que se apresentam.
Confira como foi a cobertura ao vivo da apresentação
As jovens vestiram um traje desenhado pelo estilista Walter Rodrigues, intitulado Vindimadora. O vestido é longo e leve, com mangas bufantes. O trançado do corselet é colorido - verde, amarelo, azul, laranja ou vermelho. Além disso, o vestido apresentado nesta sexta será usado em eventos oficiais das candidatas, incluindo o Filó das Embaixatrizes, que ocorre no dia 8 de agosto, nos Pavilhões da Festa da Uva. Três modelos também apresentaram outros trajes que serão usados pelas meninas durante o pré-concurso: um casaco em pura lã de cor rosa, intenso, e um vestido em tule italiano e bordado; saia de couro preto e blusa rendada com fita de cetim; e um look para dias frios, com casaco de lã, gola e uma calça estilo montaria.
O presidente da Festa, Edson Néspolo, afirmou que as candidatas representam o espírito voluntário de Caxias do Sul.
- Essas meninas serão nossa alma nos próximos dois anos. Teremos muito trabalho, e elas estão conscientes disso. Muitas festas estão com dificuldades, mas Caxias do Sul e a capacidade de nos reinventarmos são alguns dos fatores da longevidade da Festa da Uva. Em 2016 vamos fazer a melhor festa de todos os tempos, com foco nas nossas origens. Estamos seguindo o exemplo dos nossos agricultores, de alma nobre, que plantam, cuidam, colhem e celebram, faça chuva ou faça sol. Nossa festa se assemelha ao ciclo da uva: hoje as videiras estão sendo preparadas para a próxima safra. Na primavera, virão as flores. No verão, aparecerão os frutos e generosos cachos
- explica o presidente.
O Prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), agradeceu e disse que o evento de apresentação foi uma noite para comemorar as famílias que emprestaram suas filhas para fazer parte de um concurso de cultura e beleza.
- Participar dessa festa implica na honra maior, de escrever seu nome e sobrenome no hall de pessoas que se dedicaram a representar Caxias do Sul no mundo.
A escolha das soberanas ocorre em 5 de setembro. Os ingressos para o grande dia serão vendidos a partir de 20 de julho.
Soberanas
Alegria e emoção marcam apresentação das candidatas da Festa da Uva de Caxias
Desfile ocorreu na noite desta sexta-feira
GZH faz parte do The Trust Project