Faz 140 anos que os primeiros italianos chegaram à região e ainda há muitos aspectos a serem estudados e explorados sobre o assunto.
Como foi a convivência entre opostos? Que relação existe entre a imigração alemã e a italiana? O que os provérbios italianos revelam sobre o cotidiano do imigrante? Qual o papel dos imigrantes na modernização da indústria? Que tipo de produção arquitetônica foi adotada pelos colonizadores?
Questões como essas serão discutidas no 4º Simpósio Internacional e 12º Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiro - Fontes e Acervos, encontro de pesquisadores e interessados pelo tema que acontece de segunda a quarta na UCS. A abertura será neste domingo, às 19h, no UCS Teatro, com concerto da Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs), sob regência do maestro Manfredo Schmiedt. A entrada é franca.
O repertório contempla desde tradicionais trechos de óperas até composições napolitanas emblemáticas, mais conhecidas do público e interpretadas pelos Três Tenores - Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti. O concerto terá participação da soprano Susie Georgiadis, do tenor Maicon Cassânego e dos coros da UCS e da Ospa.
Passada a parte festiva, o encontro multidisciplinar focará em mesas-redondas, grupos temáticos e conferências. A abertura será com o professor italiano Emilio Franzina, um dos principais pesquisadores da Itália sobre a imigração. Uma das organizadoras, a professora Vania Herédia explica que é possível verificar o avanço nos estudos migratórios, inclusive com a criação de cursos de pós-graduação na universidade, que possibilitaram o interesse pelas pesquisas ligadas a esse tema.
- O fato de ainda existir esse encontro em 2015 mostra uma continuidade, faz com que não se deixem morrer os estudos sobre a imigração italiana. Isso é um avanço, porque pesquisas não-técnicas nem sempre são prioridade - avalia.
Ela conta que a ideia surgiu na celebração do centenário da imigração, em 1975, quando a UCS sediou o 1º Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiros, acrescido de um simpósio internacional 20 anos depois. A iniciativa despertou na comunidade acadêmica o interesse por linhas de pesquisa que deram sustentação à criação de um Instituto de Memória Histórica na própria universidade.
Italianos da Serra
UCS sedia 4º Simpósio Internacional e 12º Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiro em Caxias
Encontro de pesquisadores e interessados pelo assunto será realizado entre segunda e quarta
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project