Os recicladores que lotaram o plenário do Legislativo caxiense, na tarde desta sexta-feira, reclamaram da qualidade dos resíduos seletivos que estão chegando às associações. A queixa foi expressa por alguns dos participantes durante uma reunião extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Parlamento caxiense. No encontro coordenado pelo presidente da CDUTH, vereador Jaison Barbosa/PDT, e que teve como tema "A importância do Reciclador no Desenvolvimento da Cidade", a categoria também pediu ajuda do poder público em termos de infraestrutura e de equipamentos de proteção para o manuseio do lixo.
Segundo o reciclador Santo Cavion, 66 anos, da Associação de Recicladores Monte Carmelo, em alguns dias, vem lixo bom, como papelão, vidro e metais, porém, em outros dias, somente resíduos misturados a produtos orgânicos e que não são muito valorizados. "Vejo um caminhão que passa antes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e leva a melhor matéria-prima, o filé, enquanto a gente fica com o lixo de segunda. Acredito que seja de reciclagem clandestina. Esse tipo de ação tem de ser coibida. Somos pessoas humildes e honestas em nosso trabalho", ressaltou Cavion.
Da empresa de reciclagem Mirasul, Maicon Venz, 29 anos, destacou o trabalho dos recicladores na esfera ambiental. Comentou que, atualmente, o país passa por uma crise administrativa e alertou que, no futuro, se não existirem incentivos e ajuda a quem separa e destina corretamente os resíduos e uma maior preocupação ecológica, poderão ocorrer crises ambientais.
O encontro desta tarde também foi um espaço para lembrar do Dia Municipal do Reciclador, comemorado, anualmente, em 5 de junho, conforme a lei ordinária 7.097/ 2009, que surgiu de um projeto apresentado pelo vereador licenciado e hoje deputado federal Mauro Pereira/PMDB. Do plenário, a recicladora Suelen de Freitas, 26 anos, integrante da Associação de Recicladores e Carroceiros do Aeroporto (Arca), pediu que a categoria não seja lembrada somente nessa época, mas sim em todos os dias do ano.
Autoridades estiveram presentes
Além do presidente Jaison, estiveram na mesa de autoridades o deputado federal Mauro Pereira/PMDB, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SMDETE), Francisco Spiandorello; o coordenador do Comitê Gestor da Cadeia Produtiva da Reciclagem, Alfredo Paim: a diretora da Proteção Social da Fundação de Assistência Social (FAS), Alda Lundgren; e o diretor administrativo-financeiro da Codeca, Milton Luiz Balbinot.
Paim detalhou o funcionamento do Comitê e disse que o grupo costuma ouvir os recicladores em reuniões que ocorrem a cada 60 dias. "Sabemos das dificuldades que vocês estão nos apresentando e estamos indo em busca de soluções", frisou. Segundo Paim, o comitê também tem conhecimento de pessoas que, inclusive, vêm de outros municípios para apanhar resíduos melhores antes de a Codeca passar com seus caminhões para efetuar o recolhimento pelas ruas. Entretanto, vê dificuldades de coibi-las.
De acordo com o gerente do Departamento de Limpeza Urbana da Codeca, Mauro Cavagnollo, essa coleta que está sendo feita por gente de outras cidades e também a redução de produção de resíduos das empresas, tendo em vista que algumas estão sem atividade em alguns dias da semana, têm impactado no recolhimento feito pela Codeca. Nos primeiros cinco meses deste ano, exemplificou, houve uma diminuição de coleta na ordem de 300 toneladas/mês. Ele sugeriu discutir alguma saída em conjunto, além de fortalecer as orientações para a comunidade separar mais adequadamente o lixo.
Representando a FAS, Alda informou que a fundação é a porta da assistência social na cidade e enfatizou que o órgão está disponível para auxiliar os recicladores. Na opinião do deputado federal Mauro Pereira/PMDB, toda crítica é bem-vinda e ajuda a mobilizar os agentes públicos e a comunidade a buscarem conjuntamente melhores condições. Ele ratificou a relevância do trabalho dos recicladores no cuidado com o meio ambiente.
Ao final do encontro, o presidente da CDUTH, parlamentar Jaison Barbosa, comunicou que as manifestações da categoria vão compor um relatório a ser entregue às instituições envolvidas na cadeia da reciclagem. Informou que será solicitada ao município maior divulgação sobre separação de resíduos e que a CDUTH organizará o cronograma de visitas às associações de recicladores. O vereador também parabenizou a categoria. "O trabalho que vocês desenvolvem é importantíssimo para o desenvolvimento da cidade e para o meio ambiente. Os recicladores ajudam na transformação social e merecem nossa atenção e nosso agradecimento", frisou Jaison.
Também acompanharam o encontro os vereadores Edson da Rosa/PMDB e Pedro Incerti/PDT e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Adiló Didomenico. Além do presidente Jaison, integram a CDUTH os vereadores Zoraido Silva/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Neri, O Carteiro/SDD e Adelino Teles/PMDB.
Coleta de lixo
Recicladores de Caxias reclamam da baixa qualidade dos resíduos
Em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, eles pediram mais auxílio do poder público
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: