Os passageiros do voo que decolaria às 10h10min desta terça-feira de Caxias do Sul em direção a Congonhas, em São Paulo, tiveram o check-in remarcado no balcão da Gol, no aeroporto Hugo Cantergiani. Eles foram encaminhados de ônibus ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Na capital, eles devem ser acomodados em outros voos. O aeroporto está fechado por causa do mau tempo. Esta é a segunda vez em menos de uma semana que o terminal fecha por condições climáticas.
Quem esperava embarcar e chegar em São Paulo ainda pela manhã lamentava o fechamento do Hugo Cantergiani devido ao mau tempo. A gestora administrativa Anelise Silvestrin Daros, 33 anos, e a assistente comercial Alana Armiliato, 28, reservaram apenas a tarde desta terça para participar da Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas (Fispal Tecnologia), mas não sabiam se ainda conseguiriam prestigiar o evento.
- Começa às 13h e vai até as 20h, mas não sabemos mais que horas vamos chegar, então nem sei se vamos conseguir - lamentava Anelise.
Na opinião dela, a construção de um novo aeroporto para Caxias do Sul é demanda urgente:
- É uma necessidade muito grande, mas com tecnologia. Nossa região precisa muito.
O comerciante Valdeci Boff, 50, concorda. Ele já perdeu as contas de quantos compromissos já perdeu por enfrentar o fechamento do aeroporto em dias de mau tempo. Por sorte, ele não tem nenhum compromisso agendado para esta terça-feira.
- Saindo de Caxias, se tu tem um compromisso, tu nunca não chega em tempo - completa a esposa dele, a comerciária Méri Guimarães Boff, 49.
Administrador em Flores da Cunha, Hugo Rambo, 52, lembra que Caxias precisa de um novo aeroporto, mas destaca que são necessárias tecnologias de ponta.
- Não vai adiantar nada termos um novo aeroporto se ele for de terceiro mundo. Tem que ter equipamento de primeira geração. O estresse tem sido muito grande aqui - desabafa ele, que perderia uma tarde inteira de trabalho.
Serra Imobilizada
Passageiros de voo cancelado em Caxias do Sul lamentam compromissos perdidos
Eles foram encaminhados de ônibus a Porto Alegre, onde devem ser acomodados em outros voos
GZH faz parte do The Trust Project