
Em dois meses, a prefeitura de Caxias do Sul deve abrir licitação para recuperar o prédio do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).
Se trata de um casarão de madeira de dois pisos que abrigava o escritório local da divisão federal responsável pela construção e manutenção da BR-116, ao lado do Monumento ao Imigrante. O imóvel histórico sediará um memorial sobre a trajetória dos trabalhadores que forjaram a rodovia, com agenda para atividades culturais.
A estrutura está inserida provisoriamente na área da Estação de Transbordo Imigrante, dentro do projeto da integração das linhas do transporte coletivo. Desativado há pelo menos 28 anos, o prédio foi carcomido pelo tempo e pela falta de manutenção. Em 2011, o município pretendia transferir a estrutura para Ana Rech. Se percebeu, porém, que seria mais útil mantê-la na estação como atrativo para o grande público. Uma estimativa inicial apontava custo de R$ 200 mil na revitalização, mas é valor a ser atualizado de acordo com o projeto.
O casarão de 350 metros quadrados foi construído nos anos 1950. No terreno, compartilhava vizinhança com a moradia de funcionários e depósito para máquinas. Com a obra da estação de transbordo, sobrou apenas o antigo escritório. Seis salas estão distribuídas no primeiro piso, e no andar superior há um grande salão sem divisórias. Contudo, o projeto cultural deve ficar restrito apenas ao andar inferior.
Uma das propostas é espalhar painéis com fotos e textos ilustrando um passado quase esquecido.
- Não é apenas um memorial. Vamos propor atividades culturais com vídeo, música, contação de histórias dos ex-funcionários - revela Liliana Henrichs, coordenadora da Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal da Cultura.
O processo licitatório está sob análise da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Segundo o titular da pasta, Manoel Marrachinho, o projeto será levado para Central de Licitações em 50 dias. Todo o trâmite foi acompanhado pelo Ministério Público da União e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc).
Se a revitalização do escritório do antigo DNER sair do papel como se projeta, será um reconhecimento não apenas ao esforço dos trabalhadores mas também à importância da BR-116 para o desenvolvimento da região. Anteriormente denominada BR-2, a rodovia só passou pela cidade depois de forte pressão do município junto ao governo federal.
Originalmente, a BR ligaria Gramado e São Francisco de Paula ao estado catarinense. Caxias do Sul e cidades como Nova Petrópolis, São Marcos e Campestre da Serra estavam fora do traçado. Na década de 1940, porém, o governo alterou a rota e inclui Caxias. O Dner fixou escritório para controlar o andamento dos trabalhos por toda a região. Concluída a obra, serviu de base para manutenções.
O Dner foi substituído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e o atendimento centralizado.