Irma Overlock desaprova com veemência as novidades anunciadas para a Festa da Uva Passa 2016. A costureira prevê que, nesse ritmo, o evento se autoextinguirá em pouco tempo por falta de atrativos e, especialmente, por falta de edredons.
- Já se viu reduzir o camelódromo e dar mais espaço para os colonos? Por essas e outras é que a economia do país estagnou. Justo no momento em que a produção chineso-paraguaia precisa de pontos de venda para alavancar o emprego no Brasil os organizadores anunciam que haverá mais queijo, mais salame, mais grostoli e mais uva na Festa da Uva Passa. Assim não dá,...
A costureira até cogita fechar o atelier durante o evento porque fareja uma debandada de visitantes. Irma planeja comprar um pacote num cruzeiro pelo litoral brasileiro para conhecer de perto o que é que a baiana tem, qual é viagem do do maranhense, etc.
- Ficar em Caixinhas durante a Festa da Uva Passa é pior que encarar as aldeias tapajós durante as cheias de verão - decreta Irma.
Irma não confessa, mas na verdade ela não quer assistir à sofrente deprimência dos excursionistas (especialmente idosos, tadinhos) que lotam ônibus para comprar mantas, celulares e tratores e são obrigados a deixar Caixinhas com sacolas repletas de artigos típicos - e emoções, lembranças, selfies e paqueras inclusive.
- Estou fora. Se der, vou pra Cancun ao invés de embarcar nessa nave que leva ao passado.
As amigas estão empenhadíssimas em mostrar que o olhar pelo retrovisor proposto pela Festa da Uva Passa é, na verdade, um olhar para frente. Irma teve torcicolo grave com esse olhar que olha pra trás e que enxerga adiante.
As amigas não estão dando muita trela para o blábláblá da costureira. Elas se anteciparam e compraram 10 ingressos para levar a costureira aos Pavilhões e aos desfiles na Sinimbu e fazê-la compreender que a Festa da Uva Passa entrou num novo estágio, mais telúrico, mais original, menos comercial, menos superficial.
A costureira aproveita a deixa e questiona:
- Preciso ir também na escolha da rainha? Nenhuma candidata me empolgou..
Opinião
Gilberto Blume: "Preciso ir também na escolha da rainha? Nenhuma candidata me empolgou...", pergunta Irma
A costureira desaprova com veemência as novidades anunciadas para a Festa da Uva
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: