Irmão Bonifácio Mathias, ou Boni, foi o nome escolhido pelo religioso Olindo Müller, personagem popular entre alunos, ex-alunos e comunidade da Escola La Salle, de Caxias do Sul, que morreu na manhã desta terça-feira. Ele fazia mistério quanto ao seu nome de batismo e não o revelava a nenhum aluno, preferindo ser chamado exclusivamente de Irmão Boni.
Ele nasceu em 1919, em Santa Rosa, e completou 96 anos no último domingo. Sentiu-se atraído pela vocação e ingressou no seminário aos 11 anos. Iniciou o magistério no Carmo em 1940. Cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e voltou ao Carmo em 1947, onde lecionou disciplinas como português, latim, leitura, história, geografia, aritmética. Teve passagem por instituições de ensino em Canoas, São Paulo e Rio de Janeiro. O carisma e dedicação à comunidade renderam o título de Cidadão Caxiense, em 1981. Também exerceu a função de coordenador pedagógico, no Carmo e na Escola São Vicente, no bairro 1º de Maio. Uma reportagem do Jornal Pioneiro de outubro de 2007 mostrava que entre 1991 e 2005, o religioso era encontrado na vizinhança pobre providenciando a merenda de cerca de 200 crianças. Quando foi o principal personagem do programa Páginas, da UCSTV, exibido em 16 de abril de 2013, ex-alunos e professores narraram momentos importantes da trajetória do Irmão Boni.
- Quando estava com 10 anos de idade, eu já estava com aquele sonho de que um dia eu me tornaria educador. Eu pensava em educar crianças pobres - disse o Irmão na entrevista de 2013.
Aluno entre os anos de 1955 e 1964, o restaurador Alberto Rech, de Caxias do Sul, lembra que Bonifácio foi homenageado no ano passado quando a turma comemorou 50 anos de graduação.
- Era nosso último mestre vivo. Era um professor muito exigente e querido, e graças ao Boni que hoje escrevemos bem - define Rech.
O velório começa às 17h no Cemitério São Vicente, em Canoas, e segue até as 20h. A homenagem será retomada amanhã, a partir das 8h. O enterro está marcado para 10h, também em Canoas.
Luto
"Era nosso último mestre vivo", diz ex-aluno do Irmão Boni, de Caxias do Sul
Turma de formandos de 64 homenageou Irmão Boni no ano passado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: