A agenda das candidatas à rainha e princesas da Festa da Uva de Caxias do Sul deste final de semana incluiu um encontro com o governador do Estado, José Ivo Sartori, e com a primeira-dama, Maria Helena Sartori, no Hotel Samuara. A palestra sobre escolhas pessoais alinhadas com valores e compromissos começou por volta das 10h.
INFOGRÁFICO: conheça as candidatas a rainha e princesas
ENQUETE: vote em quem você acha que deve ser a rainha da Festa da Uva
- Aconselho vocês a serem vocês mesmas, mas que tomem cuidado com postagem em redes sociais, por exemplo, pois a partir deste momento vocês são figuras públicas - disse a primeira-dama, no início do encontro.
Durante a conversa, José Ivo Sartori elogiou a beleza das 20 candidatas ao título e aproveitou para salientar que o concurso vai muito além da estética, tem a ver com a história de Caxias do Sul. O governador lembrou dos 140 anos da imigração italiana e destacou que essa comemoração também é dos poloneses, suíços, portugueses, valencianos e alemães.
Sartori destacou ainda que Caxias é uma cidade multiétnica e que recebe muito bem quem vem de fora em busca de uma vida mais próspera. O governador falou do trabalho da comissão da Festa da Uva e pediu que as candidatas não esqueçam seus princípios e origens e valorizem, principalmente, a amizade.
No domingo, as jovens visitarão mais um roteiro turístico da cidade. Durante o dia, elas percorrem o Roteiro Estrada do Imigrante e participam de atividades programadas pela Comissão Social da Festa da Uva em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo.
O roteiro prevê visita ao Museu Casa Zinani; Casas Bonnet /Oficina de pão caseiro/Passeio de Carretão; almoço nas Casas Bonnet; visita ao Instituto Hércules Galló; visita à praça de Galópolis; Moinho de farinha de milho, encerrando com uma recepção no salão da comunidade de São João da 4ª Légua.