Desde o início do ano, a Visate, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano de Caxias do Sul, trabalha em um projeto para instalar câmeras nos ônibus. A intenção da empresa é que a instalação nos mais de 340 veículos comece entre o final deste ano e o início de 2016.
De acordo com o diretor administrativo da Visate, Gustavo Marques dos Santos, serão três câmeras internas com o objetivo de inibir a ação de criminosos. Uma quarta câmera será instalada na parte externa da frente do ônibus. Quatro ônibus da frota já estão circulando com as câmeras de maneira experimental há um mês. Depois de 60 dias de funcionamento, os resultados serão analisados por um comitê interno da empresa. Os veículos que estão com as câmeras não circulam todos os dias nos mesmos bairros. Conforme o diretor administrativo, o valor de investimento ainda não está definido.
- A nossa preocupação agora é ver se a tecnologia atende às necessidades da empresa e da cidade para, depois, fazer o levantamento financeiro e, de repente, buscar algum recurso de financiamento - explica Santos.
Em 2015 já foram registrados cerca de 60 assaltos a ônibus em Caxias. O mês que mais registrou roubos foi abril, com 26 casos.