Palestrante da reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (CIC) de Caxias, o jornalista Luiz Claudio Cunha defende que hoje há uma polarização na imprensa brasileira. O problema na cobertura política seria a divisão entre profissionais e veículos alinhados com a esquerda e com a direita, o que impede a realização de um trabalho isento, como a atividade requer.
- O problema é que a imprensa brasileira virou um Gre-Nal, uma imprensa dividida entre PSDB e PT, e isso está contaminando inclusive os profissionais. Os dois lados têm razão. Os dois são ladrões. Os dois roubaram.
Para o jornalista, não é essa polarização que faz escândalos políticos aparecerem com mais frequência na imprensa, mas sim o fato de haverem mais casos de corrupção. Além disso, Cunha considera que a Polícia Federal está mais ativa, com mais investigações, prisões e, consequentemente, há mais matérias sobre corrupção aparecendo na mídia.
- Nós jornalistas temos que fazer uma cobertura independente do partido que esteja no poder. Não temos que tomar partido. Jornalista tem que catar informação. Esse nosso jornalismo partidarizado de hoje está passando muita opinião além da informação. A opinião contamina a informação.
Durante a palestra, Cunha criticou o projeto de regulação da mídia que, na sua opinião, seria apenas uma forma de realizar censura. Para ele, isso significa inverter os papéis: a imprensa deixaria de fiscalizador o governo para ser fiscalizada por ele. No entanto, defende o controle de emissoras de rádio e TV, por serem concessões públicas que, ao longo dos anos, têm sido usadas como moeda de troca para apoio político.
Cunha tem uma longa trajetória no jornalismo, marcada por prêmios como o Esso, Jabuti, Vladimir Herzog e Casa de Las Américas. Natural de Caxias do Sul, tem passagens pelas redações dos jornais Zero Hora, Estadão, O Globo, Correio Braziliense, Diário da Indústria e Comércio e Jornal do Brasil, além de revistas como Veja, Playboy e Afinal. Durante o regime militar, foi dirigente da primeira cooperativa de jornalistas do Brasil, a Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal), e colunista da publicação alternativa de mesmo nome.
Corrupção
"A imprensa brasileira virou um Gre-Nal", diz Luiz Cláudio Cunha em palestra em Caxias
Jornalista palestrou durante a reunião-almoço da CIC Caxias desta segunda-feira
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: