O primeiro final de semana do veto à entrada de menores desacompanhados no Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul, pode ser descrito como tranquilo, apesar das reclamações por parte daqueles que foram barrados. Na tarde deste domingo, vários grupinhos de jovens circulavam em frente à entrada, após terem tido a entrada negada. Alguns citavam a falta de opções de lazer para um domingo à tarde, outros tinham a alternativa na ponta da língua:
- Vamos para o (shopping) Iguatemi - sentenciou um garoto de 16 anos, que estava acompanhado de outro de 15 e só esperava a namorada chegar para mudar o roteiro do domingo.
Em alguns casos, até havia maiores de idade no grupo, mas optaram por não entrar deixando os amigos de fora. Enquanto isso, na porta, os seguranças pediam identidade a adolescentes que chegavam sozinhos ou com amigos - pela nova regra, aos sábados e domingos menores precisam estar com os pais, tios ou irmão mais velho, ou apresentar documento provando ter no mínimo 18 anos. Mesmo assim, a reportagem encontrou duas meninas de 15 anos sentadas na praça de alimentação, com um garoto de 18. Segundo elas, não pediram seus documentos na entrada.
Numa mesa próxima, uma família se disse favorável à restrição.
- Achei ótimo. Lugar de adolescente é com os pais - avaliou a coordenadora financeira Nalu Borba, 39, acrescentando que por vezes era difícil achar lugar para sentar e almoçar, devido ao excesso de grupinhos conversando nas mesas.
Seu marido, o comerciante Gevanildo Coelho, 38, e a filha dele, Erica, 13, concordam, até porque a menina não tinha autorização para ir sozinha ao shopping. Já a filha de Nalu, que tem 14, costumava ir com amigos ao San Pelegrino e não gostou da nova regra, conforme a mãe - ela não acompanhou a família neste domingo.
Mesmo entre os jovens, não há consenso sobre a questão. Embora a maioria reclame de não poder entrar, vários admitem que há aqueles que buscam confusão. Não veem a restrição de idade, porém, como uma solução.
A superintendente do San Pelegrino, Carla Tomaz, ressalta que a regra de pedir documentos é para todos os menores desacompanhados. Sobre a presença de alguns menores sozinhos neste domingo, ela disse desconhecer a situação pontual, mas reconhece que a normativa pode ser burlada:
- No sábado, houve pais que levaram os filhos, ficaram um pouco e foram embora, deixando-os lá.
Ela acrescenta que a normativa "não é agressiva", e que um primeiro resultado positivo foi atingido: a maior presença de famílias. De segunda a sexta, a entrada de menores desacompanhados é permitida.
Já tem 18?
Restrição de menores no San Pelegrino, em Caxias, começa sem problemas
Apesar das reclamações, primeiro final de semana da nova regra no shopping foi tranquilo
GZH faz parte do The Trust Project