A emoção parece aflorar conforme aumenta o público no santuário de Caravaggio, neste sábado. São milhares na Estrada dos Romeiros. Até as 9h, o comando da Brigada Militar de Farroupilha estimava 17 mil pessoas, número que aumentará até o final da manhã.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens da romaria
Confira a estrutura que aguarda os fiéis na romaria de Caravaggio
Veja como chegar de carro e ônibus ao Santuário de Caravaggio
Há gente que participa da romaria pela primeira vez apenas por curiosidade, outros que optaram pela caminhada porque querem agradecer por uma graça alcançada. Quem pede a intercessão da santa tenta amenizar um sofrimento particular ou pedir que a vida se mantenha no rumo, com saúde e alegria.
Na Capela das Velas, rostos anônimos mergulham em súplicas silenciosas pelos entes queridos. Marilene Aurora Boeira, 52 anos, descobriu um problema de saúde que lhe roubou a tranquilidade. Um filho dela também foi acometido por outra enfermidade. Ela sabe que a luta pela cura será árdua, mas acredita que a fé lhe ajudará a superar essa grande barreira. Marilene acendeu velas e rezou:
- Surgiu tudo isso ao mesmo tempo em minha família, mas tenho fé e acredito que podemos vencer esse problema - disse a mulher, com os olhos marejados.
Cleber Bonfim, 32, não tinha costume de caminhar até o santuário. Decidiu ir porque tem um pedido em favor de um familiar.
- É um motivo especial - resume o rapaz.
Michael Boijink, 28, não fez nenhuma promessa. Apenas queimou um pacote de velas em gratidão pela paz no dia-a-dia.
Os pais e o padrinho de Cauê, seis meses, saíram de Ana Rech para agradecer pelo o que consideram uma bênção: o menino é saudável desde a gestação. Como a fé na santa não é de agora, a família trouxe o garoto em um carrinho.
- É uma promessa por ele e também pela nossa outra filha de sete anos - revela Marta Goulart, 29.
Curiosidades
A lista de intenções nas missas cresce a cada hora. Uma das voluntárias que anota os nomes num caderno disse que recebeu mais de 200 pedidos, volume que vai extrapolar até o último dia de romaria, na terça-feira.
A nova imagem de Nossa Senhora de Caravaggio parece agradar. A obra está exposta ao lado da igreja. Os artistas que concebem a escultura, Gilmar Pocai e Luciana Machado, fazem questão de explicar detalhes da obra que pesa 25 toneladas: a imagem que mostra Joaneta, devota histórica, aos pé da santa, deve ser concluída em dois meses.
Políticos também marcam presença: o deputado federal Mauro Pereira e o prefeito Alceu Barbosa Velho vieram a pé de Caxias e chegaram às 9h no santuário. O governador José Ivo Sartori deve chegar por volta das 10h.
Confira os serviços disponíveis na romaria:
AS MISSAS
Sábado, domingo e terça
6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h (missa campal), 16h, 17h e 18h
Segunda-feira
9h, 13h e 15h
Missa campal
às 10h30min, sempre celebradas por bispos da Diocese de Caxias do Sul
Após cada missa
bênção dos objetos, crianças e da saúde
Às 14h
récita do terço, procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento.