Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, em Caxias do Sul, voltaram a realizar uma manifestação na passarela da BR-116, no bairro São Ciro, nesta quinta-feira. Pela manhã e à tarde, estudantes, professores e pais passaram pela estrutura para conscientizar a comunidade sobre a importância de utilizá-la para cruzar a rodovia.
A diretora da escola, Adriana Boff Machado, afirma que os alunos costumam atravessar a via pela passarela. Porém, ainda é grande o número de membros da comunidade que preferem fazer o trajeto se arriscando entre os carros.
- Queremos conscientizar os pais. Ainda há muita resistência. E à noite não se usa mesmo pela falta de iluminação, apesar do grande movimento de carros da BR - afirma Adriana.
A estimativa da diretora é que pela manhã cerca de 350 estudantes participaram da ação. À tarde foram aproximadamente 240. Eles levaram cartazes pedindo segurança e a conscientização da comunidade. O movimento foi acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Fiscalização de Trânsito.
Após anos de espera devido a trâmites burocráticos e lentidão dos governos, a passarela entrou em funcionamento no dia 19 de dezembro passado, no Km 146 da BR-116. A principal reclamação da comunidade é a insegurança no local, principalmente à noite. A escola orienta que vítimas de delitos registrem a ocorrência.
Conscientização
Estudantes fazem segundo ato do dia na passarela da BR-116, em Caxias do Sul
Alunos querem incentivar o uso da estrutura para pedestres, mas pedem mais iluminação à noite
GZH faz parte do The Trust Project