Uma grande estrutura foi montada no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, para receber os fiéis. A expectativa é receber mais de 150 mil pessoas a partir deste sábado. A programação da romaria encerra na terça-feira.
O policiamento terá 180 militares, alguns à paisana, atuando no percurso e em pontos estratégicos no entorno da igreja - esplanada, área de comércio ambulante, embarque e desembarque de ônibus e no estacionamento. Além do policiamento a pé, o efetivo estará a cavalo, moto, carros e aeronave e contará com câmara de segurança. A Romaria terá a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros.
Haverá seis estacionamentos gratuitos para veículos, com capacidade de cerca de 8 mil vagas. Os ônibus ficarão na plataforma de embarque. O estacionamento próximo ao camelódromo será destinado para vans e ônibus de turismo.
Os romeiros poderão procurar atendimento de serviços de saúde pública (ao lado do santuário) e haverá ambulâncias em pontos estratégicos do percurso e na esplanada. Ao todo, quatro ambulâncias estarão estacionadas ao longo da rodovia, das 5h às 15h. A romaria tem o apoio das prefeituras de Farroupilha e Caxias do Sul, Resgate Voluntário, Hospital São Carlos, Unimed, Faculdade Fátima, Pró-Saúde, Daer e Metroplan, escoteiros, bandeirantes, entre outros.
O percurso de 20 km, sendo 12 deles de estrada de chão, entre Caxias do Sul e o santuário pela Estrada dos Romeiros terá vários pontos de apoio com distribuição de água. Os romeiros encontrarão também banheiros ecológicos, lixeiras, ambulâncias e segurança.
O site do santuário permite que o fiel veja o que acontece em tempo real em Caravaggio pela WebTv. Os serviços podem ser acessados em abas que ficam no lado esquerdo da tela.
Confira a estrutura oferecida no percurso:
Programe-se
Confira a estrutura que aguarda os fiéis na romaria de Caravaggio, em Farroupilha
Dez pontos de apoio foram instalados no trajeto
GZH faz parte do The Trust Project