A partir deste sábado, Farroupilha se torna o maior centro de peregrinação do Estado. É para suplicar ou agradecer que cerca de 150 mil fiéis devem se dirigir até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, número menor que anos anteriores devido ao mau tempo previsto. Uma verdadeira maratona religiosa, com missas de hora em hora e fiéis chegando ao templo descalços, possivelmente sob chuva, começa sábado, às 6h, e transforma Farroupilha em um reduto católico.
Confira a estrutura oferecida no percurso:
A festa se estende até terça-feira 26, dia votivo da Santa, sob o lema Não Tenhais Medo, Anunciai a Paz!, frase proclamada por Nossa Senhora durante a única aparição à Joaneta. O lema converge com o Ano da Paz, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para 2015. O reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, acredita que esta frase chama atenção para a violência que a camponesa Joaneta era submetida, em função das constantes agressões do marido.
- Visa ajudar na superação da violência e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas - explica.
Pela primeira vez, a missa diária das 10h30min será celebrada por bispos. Sábado, terá a presença do bispo de Marabá (PA), Dom Vital Corbellini; no domingo, Dom Adelar Baruffi, bispo da Diocese de Cruz Alta; e na terça-feira será a vez do bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin. Na segunda não haverá missa com bispos.
O bispo da Diocese de Caxias, Dom Alessandro Ruffinoni, será o anfitrião dos colegas e autoridades eclesiásticas.
AS MISSAS
Sábado, domingo e terça
6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h (missa campal), 16h, 17h e 18h
Segunda-feira
9h, 13h e 15h
Missa campal
às 10h30min, sempre celebradas por bispos da Diocese de Caxias do Sul
Após cada missa
bênção dos objetos, crianças e da saúde
Às 14h
récita do terço, procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento.