A UTI pediátrica do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, não corre mais o risco de fechar as portas, após acordo firmado entre o Governo do Estado e a prefeitura da cidade. Assim, acaba o impasse que gerou apreensão ao moradores da Serra Gaúcha, já que o Hospital anunciou que sem ajuda do Governo do Estado, não conseguiria manter a unidade.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde não esclarece o tipo de acordo firmado entre o estado e município, mas garante que o Hospital Tachini mantém o atendimento, e o acesso aos leitos segue pela Central de Regulação do Estado.
De acordo com prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP), o município e o Hospital Tachini aguardam a publicação de uma portaria da Secretaria de Saúde do Estado no Diário Oficial, prevista para esta terça-feira. Ele explica que a portaria garante repasse para a manutenção de quatro leitos pelo Sistema Único de Saúde, sendo que os outros três já recebem recursos para manter o serviço.
Devido à falta de repasses, a direção do Tachini havia anunciado o fechamento da UTI na semana passada. Na ocasião, a instituição alegou que desde julho de 2014, quando a unidade foi inaugurada, deixou de receber R$ 7,5 milhões do governo do Estado e da União.