Os índices de violência escolar na rede municipal de ensino, em Caxias do Sul, tiveram uma redução de 50% desde o início da implantação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), em 2010. Os dados referentes a 2014 foram divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal da Educação.
De 6.193 registros, o número baixou para 3.075 no ano passado. As principais ocorrências estão relacionadas a briga entre alunos (1.172 casos), agressão verbal de aluno com o professor (461), ameaças entre estudantes (192), agressão verbal entre alunos (163) e bullying (152 casos). Ainda de acordo com os registros, há maior incidência de ocorrências no turno da manhã, com alunos do sexo masculino e idades entre 13 a 15 anos.
A coordenadora do Programa Cipave, Raquel Zanotto Maffessoni, aponta que as instituições têm realizado projetos e atividades importantes para melhorar o ambiente escolar.
- Pequenas ações produzem grandes efeitos, como podemos verificar nos registros - destaca.
Neste ano, o programa também contará com a participação da Polícia Civil no eixo de prevenção ao uso de drogas.
Na próxima segunda e terça-feira, será realizado o seminário Socialização de Boas Práticas Cipave. A atividade ocorre a partir das 19h, no anfiteatro da Câmara de Vereadores.
Cipave
Violência escolar diminui 50% em cinco anos na rede municipal de Caxias
Dados referem-se ao período de 2010 a 2014
GZH faz parte do The Trust Project