Vereadores de Caxias do Sul prometem ações mais enérgicas contra a barulheira que tira o sono de muita gente no entorno de casas noturnas e bares. A Comissão Temporária Especial para tratar da Poluição Ambiental Sonora cobrará ações por parte da prefeitura e da Brigada Militar. As medidas foram anunciadas pelo vereador Jaison Barbosa (PDT) presidente da comissão, durante reunião extraordinária na manhã desta quarta-feira no Legislativo.
De acordo com Jaison, a comissão pedirá ao Executivo informações sobre os alvarás de bares e casas noturnas e as datas em que esses pontos foram fiscalizados. O objetivo é conferir se a legislação está sendo cumprida: a regra diz que os estabelecimentos devem ser vistoriados a cada seis meses.
Além disso, ficou definido que todas as reclamações que chegarem à comissão serão encaminhadas, via ofício, para providências dos órgãos responsáveis. A comissão produzirá uma cartilha com orientações para quem se sente prejudicado com o som alto.
A volta da patrulha do som foi cogitada. A promotora Janaína de Carli dos Santos promoverá reunião para tratar do assunto com a participação da comissão, da Brigada Militar e de representantes da prefeitura. Janaína também sugeriu a realização de ações frequentes em pontos como a Avenida São Leopoldo para combater os exageros nas madrugadas.
A reunião, porém, foi marcada por ausências. As secretarias municipais de Urbanismo e de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) não enviaram representantes. Jaison Barbosa criticou a falta de adesão e de medidas por parte dos órgãos competentes após a audiência pública realizada em março, na Câmara Municipal.
O encontro também teve a participação da Secretária de Meio Ambiente e do comandante da Patrulha Ambiental da BM, o sargento Paulo César Rodrigues dos Santos. Além de Jaison, os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza (PSB) e Renato Nunes (PRB) e representantes dos demais vereadores que integram a comissão debateram o assunto. Rafael Bueno (PCdoB) acompanhou o encontro.
Barulheira
Vereadores prometem ações contra a poluição sonora em Caxias do Sul
Parlamentares pedirão informações sobre a fiscalização em casas noturnas e bares
GZH faz parte do The Trust Project