Um dia depois que circulou nas redes sociais a informação de que um problema paralisaria o Sistema Marrecas, o Samae recebeu a reportagem na Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre, em Vila Seca. A visita foi guiada por três horas na manhã deste sábado pelo diretor-presidente da autarquia, Edio Elói Frizzo e pelo diretor de Planejamento, Gerson Panarotto. Os gestores queriam provar pessoalmente que não há fundamento, segundo eles, nas denúncias da oposição ao governo Alceu Barbosa Velho. No Facebook, a informação era de que o fundo de uma caixa d'água havia cedido, o que não se confirmou.
Segundo Frizzo e Panarotto, a ETA funciona normalmente desde que foi reativada após a parada de cerca de 10 dias mostrada pelo Pioneiro no início de março. Um vazamento no reservatório de água para lavagem de filtros, com capacidade para 500 metros cúbicos, teria forçado a parada da ETA e a consequente volta do abastecimento da região Nordeste de Caxias do Sul pelo Sistema Faxinal. A caixa d'água segue em manutenção. Agora, para que a ETA siga operando, o líquido para limpeza dos filtros vai direto dos reservatórios de água pronta para ir às moradias. Antes, também tratada, a água ficava no reservatório específico. A limpeza dos filtros ocorre uma vez por dia. A previsão é de que a empresa Sanenco termine o conserto em cerca de 30 dias.
Segundo Frizzo, a manutenção está demorando porque a proposta inicial da empresa era de refazer o fundo, mas o Samae preferiu a instalação de apoios metálicos, que são produzidos fora do Estado.
Como o Sistema Marrecas ainda não funciona a pleno, a ETA trata água apenas de segunda a sábado. No domingo o sistema para, mas não falta água porque 8 milhões de litros são armazenados em dois reservatórios na ETA (de 4 milhões cada) e mais 5 milhões no Centro de Reservação de Chegada, próximo à Mundial. Os três funcionários trabalham 12 horas, sempre durante o dia, e folgam 36 cada um.
- No domingo tem menos consumo, então dá conta de abastecer. À medida que formos aumentando a área de abrangência do Marrecas, vai precisar trabalhar de noite ou 24 horas, como no Parque da Imprensa - explica Panarotto.
Abastecimento
Samae não confirma denúncia de nova falha no Sistema Marrecas de Caxias
Na sexta-feira circulou nas redes sociais informação de que fundo de caixa d'água para lavagem de filtros havia cedido
GZH faz parte do The Trust Project