As obras do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias da Serra (Crema Serra) da BR-470 e da ERS-324 serão retomadas no próximo dia 13. A expectativa inicial era recomeçar os trabalhos no início deste mês, mas o prazo precisou ser estendido para finalizar a contratação de equipes e a aquisição de maquinário.
A retomada das obras vai ocorrer no quilômetro 292,13 da ERS-324, em Nova Prata em direção a Nova Bassano. Entre os trabalhos previstos estão remoção e recomposição do atual pavimento, roçada e manutenção nos acostamentos, além de tapa-buracos emergencial. A reciclagem do pavimento está previsto somente para o início de maio. Apesar do recomeço dos trabalhos, a BR-470 terá somente serviços de conserva até o avanço da recuperação.
O lote 1 do Crema/Serra prevê recapeamento da BR-470 e da ERS-324 de Bento Gonçalves a Nova Araçá. As obras estão paradas desde o fim do ano para a renegociação do contrato entre a empresa Traçado, vencedora da licitação, e o Estado. Os novos valores foram acertados no início de março e, desde então, a empresa está em processo de contratação de novos operários. Ao todo, entre 50 e 60 pessoas trabalham no trecho. Até agora a primeira camada asfáltica foi aplicada em apenas 9 dos 100 quilômetros. A previsão é concluir este lote somente no ano que vem.
Com a federalização da BR-470, o Dnit já anunciou que vai abrir uma licitação até a metade do mês para recuperar os demais trechos da rodovia, entre a BR-290 e o norte do Estado. Enquanto isso, o órgão federal vai recuperar a sinalização da estrada.