Quase 300 cabeças de gado estão recolhidas no Parque de Rodeios de Bom Jesus. Os animais foram apreendidos em duas propriedades rurais de Bom Jesus durante uma operação da Polícia Civil em fevereiro para combater o abigeato, que é o furto de animais de propriedades rurais.
A polícia apreendeu o gado porque os criadores não comprovaram a propriedades dos animais. Durante esse período, mesmo em investigação, os animais permaneceram nas fazendas. Agora, a Justiça de Bom Jesus determinou que os animais sejam retirados das propriedades e levados ao parque de rodeios. A partir desta quarta até sexta-feira, os animais ficarão no parque para serem reconhecidos por criadores que foram vítimas de abigeato.
De acordo com o delegado Flademir Paulino de Andrade, ainda não se sabe se os animais recolhidos foram, de fato, furtados. O objetivo da ação no parque de rodeios é, justamente, apurar se houve o furto. Se os animais não forem reconhecidos, conforme a decisão judicial, serão leiloados e o dinheiro depositado em uma conta da Justiça até o final do processo.
Para comprovar a posse, os criadores devem ter, além do boletim de ocorrência do abigeato, os comprovantes de compra dos animais.
A delegacia regional de Vacaria montou uma equipe de repressão ao abigeato.
Investigação
Polícia de Bom Jesus procura proprietários de gado sem procedência
Animais que não forem identificados e recuperados irão a leilão
GZH faz parte do The Trust Project