Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Maranhão, em São Marcos, estão há uma semana sem merenda. O serviço foi suspenso no dia 23 por decisão da comunidade escolar. A opção foi forçada pela falta de funcionários.
A diretora Valquíria Risson afirma que, como a escola tem cerca de 500 alunos, deveria contar com dois auxiliares de limpeza e duas merendeiras. Apesar disso, desde 2013, tinha apenas metade desse pessoal. Em março de 2015, uma das funcionárias entrou em licença saúde. Enquanto aguardavam uma solução do Estado, servidores que exercem outras funções foram deslocados para servir a merenda. Porém, a diretora diz que isso estava prejudicando o processo de ensino.
Embora a decisão chame a atenção, o déficit merendeiras e serventes em escolas da região não é uma realidade isolada. Segundo o titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Paulo Périco, existe uma dificuldade para contratar esse tipo de mão de obra.
- Nós não encontramos profissionais que queiram trabalhar nessa área porque o mercado da região é muito forte da área de empresas de indústrias e de serviços . E que pagam muito mais que ser uma merendeira ou trabalhar no serviço de limpeza das escolas. Então, nós somos a Coordenadoria que menos tem funcionários por alunos. Enquanto existem Coordenadorias que têm 33 alunos por merendeira ou pessoal de limpeza, nossa região tem 77 alunos.
O Estado abriu nesta quinta-feira as inscrições para contratação emergencial de funcionários, o que deve sanar problemas como da Escola Maranhão. Segundo a coordenadora Recursos Humanos da 4ª CRE, Cristina da Silva Boeira Fabris, os casos prioritários são para duas merendeiras em São Marcos e uma servente para Farroupilha. As inscrições, que seguem até 7 de maio, devem ser feitas no site da Secretaria da Educação do Estado.
Para concorrer, é preciso ter Ensino Fundamental completo. O certificado deve ser entregue na 4ª CRE, onde também são disponibilizados computadores para a inscrição. O atendimento é das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
Serviço suspenso
Com falta de funcionários, escola está há uma semana sem servir merenda em São Marcos
Estado abriu nesta quinta-feira inscrições para contratação emergencial de funcionários, o que deve sanar o problema na instituição
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project