O endurecimento das fronteiras na Europa e a proximidade dos jogos Olímpicos no Rio de Janeiro no ano que vem devem trazer mais imigrantes ao Brasil. Para evitar uma situação registrada no ano passado, quando cerca de 300 imigrantes ganeses chegaram em Caxias do Sul e não havia condições de alojamento, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) de Caxias quer organizar um plano de ação para poder dar um melhor acolhimento aos imigrantes.
Representantes do CAM, que é mantido pela Igreja Católica, se reúnem na tarde desta sexta-feira com representes da prefeitura e de outras entidades para debater a estrutura da cidade para receber os imigrantes.
Em 2014, quando centenas de imigrantes ganeses chegaram em Caxias entre julho e agosto, uma força-tarefa foi montada e eles ficaram abrigados, emergencialmente, no ginásio do seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias.
O movimentos de imigrantes se intensificou no ano passado devido à Copa do Mundo. Com as Olimpíadas, também no Brasil no ano que vem, é esperada uma situação semelhante.
Estrutura
Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias planeja recepção a estrangeiros
Movimento de imigrantes deve se intensificar no ano que vem com as Olimpíadas no Brasil
GZH faz parte do The Trust Project