O Sistema Marrecas voltou a funcionar em Caxias do Sul. Segundo o diretor-presidente substituto do Samae, Idair Moschen, os tanques da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre já estavam enchendo, mas o tratamento da água só voltou a funcionar de forma provisória no decorrer da tarde desta terça-feira.
Na semana passada, o diretor de Planejamento da autarquia, Gerson Panarotto, explicou que o Sistema Marrecas estava parado por causa de um vazamento no reservatório de lavagem de filtros. O conserto está sendo executado pela empresa Sanenco, responsável pela construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre.
Enquanto a ETA passou por manutenção, moradores do bairro Jardim das Hortênsias foram abastecidos pelo Sistema Faxinal. Segundo Panarotto, os canos que levavam a água do Faxinal para o Marrecas nunca foram desconectados.
Conforme Moschen, a água já está chegando ao reservatório de chegada ao lado da empresa Mundial, na Rota do Sol. A reversão das adutoras está programada para acontecer ainda nesta terça-feira: os prédios abastecidos pelo sistema Faxinal serão atendidos novamente pelo Marrecas.
- A distribuição pelo Marrecas pode ser retomada na madrugada de quarta-feira - diz Moschen.
Ainda segundo Moschen, a operação do sistema será provisória pois a empresa responsável só deve concluir os reparos na Estação de Tratamento Morro Alegre em 60 dias. Ou seja, as moradias vão receber água, mas poderá haver novos cortes.
- A ETA só deixou de operar por questões de ajustes. A limpeza está sendo feita diretamente pelo bombeamento. Pode ocorrer do sistema ficar inoperante para futuros ajustes - esclarece Moschen.
Na semana passada, a bancada do PT na Câmara de Vereadores solicitou um pedido de informações sobre o Sistema Marrecas. A prefeitura tem prazo de 30 dias para responder.
Abastecimento
Sistemas Marrecas volta a funcionar em Caxias do Sul
Segundo o Samae, a ETA Morro Alegre já está tratando água
GZH faz parte do The Trust Project