Antecipar a compra de equipamentos do futuro aeroporto Vila Oliva para implantar temporariamente no fragilizado aeroporto Hugo Cantergiani é uma das propostas para garantir a operacionalidade de voos comerciais em Caxias do Sul. A proposta será estudada pelo governo federal e pelo Estado, e surgiu da reunião entre o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, nesta quarta-feira, em Brasília.
Relatório da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara de Vereadores apontou diversas problemas no Hugo Cantergiani, mas o mais preocupante é precariedade da sala de operações e da Brigada de Incêndio. A lista contém ainda a necessidade de instalação do equipamento ILS (que possibilita operação por instrumentos), reforma na sala de desembarque e aumento do estacionamento de aeronaves. O Estado afirma ter dificuldades n custeio, e apela à União.
Westphalen apresentou o dossiê de Caxias do Sul ao ministro, além de outras reivindicações dos aeroportos outorgados para o Estado. Padilha ressaltou ao secretário que não há investimentos previstos para o Hugo Cantergiani, e sim para a Vila Oliva.
Entretanto, a solução pode estar nas licitações previstas para o Vila Oliva dentro do Plano Nacional de Incentivo à Aviação Regional. Como a construção de um aeroporto tende a levar mais de uma década, a ideia é adquirir equipamentos novos e ceder para uso nos espaços atuais. Posteriormente, o maquinário seria devolvido quando a obra em Vila Oliva se concretizar.
- Isso pode ocorrer quando começarem as licitações (sem prazo definido) das novas obras aeroportuárias no Brasil. O maquinário seria adquirido antes da conclusão das obras do plano, em lotes, e já colocados à disposição dos aeroportos. Essa alternativa será estudada pelo corpo técnico da SAC (Secretaria de Aviação Civil) - diz o secretário.
Ainda conforme Westphalen, o ministro acenou com um trabalho integrado entre município, Estado e Governo Federal, o que envolveria convênios e parceria na aplicação de recursos.
- Vou visitar o Hugo Cantergiani nos próximos dias. Entendo que há maneiras de aumentar a arrecadação e também resolver as pendências - adiantou o secretário.
A visita a Caxias do Sul, que inclui reunião com o prefeito Alceu Barbosa Velho, ainda não tem data definida.
Demandas de competência estadual:
Alternativa
Sem recursos, Hugo Cantergiani pode usar equipamentos do futuro aeroporto de Vila Oliva em Caxias
Alternativa foi apresentada pelo Ministro da Aviação em reunião com secretário estadual dos Transportes
GZH faz parte do The Trust Project