Um dia após o Pioneiro mostrar que o Sistema Marrecas está parado, a prefeitura de Caxias do Sul emitiu uma nota de esclarecimento e prometeu a volta da operação para a próxima semana. O material foi divulgado à imprensa às 14h58min desta terça-feira.
A nota reitera a informação repassada ao Pioneiro na segunda-feira, de que a parada ocorre devido a problemas no reservatório de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre, responsável por tratar o líquido proveniente da represa do Marrecas. O texto também confirma que empresa Sanenco, responsável pela construção da ETA, trabalha nos reparos do equipamento.
Em entrevista ao Pioneiro na segunda-feira, o diretor de Planejamento do Samae, Gerson Panarotto, admitiu que o Sistema Marrecas está parado há quase 10 dias e disse que o conserto já havia sido solicitado.
A reportagem do Pioneiro mostrou que moradores do bairro Jardim das Hortênsias, que deveriam estar sendo atendidos pelo Marrecas, estão sendo abastecidos pelo Faxinal. Apesar de ter sido divulgado que a comunidade era atendida pelo Marrecas, houve falta d'água no mesmo dia em que o Samae executou parada programa no Sistema Faxinal.
Abastecimento
Samae promete Marrecas em operação na próxima semana em Caxias do Sul
Autarquia emitiu esclarecimento um dia após o Pioneiro mostrar que o sistema estava parado
GZH faz parte do The Trust Project