A bancada do PT na Câmara de Vereadores quer saber, entre outras questões, qual o volume de água tratada no Sistema Marrecas em Caxias do Sul desde a inauguração. O requerimento de informações com seis dúvidas será protocolado na Câmara na tarde desta quarta-feira e deve ser levado a votação na sessão de quinta-feira. O Sistema Marrecas, parado há mais de uma semana, foi tema de debate em plenário na terça-feira.
Uma vez aprovado o requerimento, o Executivo terá 30 dias para apresentar as respostas ao Legislativo. O pedido de informações é assinado pelos vereadores Denise Pessôa, Rodrigo Beltrão e Kiko Girardi.
Na última segunda-feira, o Pioneiro mostrou que o Sistema Marrecas está parado há mais de uma semana. O diretor de Planejamento do Samae, Gerson Panarotto, explicou que o problema é um vazamento no reservatório de lavagem de filtros na Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre. O conserto está sendo realizado e o Samae prevê a volta das operações na próxima semana.
Abaixo, confira as perguntas:
:: 1 Atualmente quantos e quais bairros estão sendo abastecidos com água do sistema Marrecas?
:: 2 Qual é o volume da água tratada e efetivamente faturada no sistema Marrecas? Informar mensalmente desde a sua inauguração.
:: 3 O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE, já assinou o termo de recebimento de todo o sistema Marrecas?
:: 4 Qual é o custo para o conserto dos vazamentos na represa e quem arcará com o pagamento?
:: 5 Quais foram os problemas detectados no reservatório de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre, que ocasionaram a suspensão do fornecimento de água do sistema Marrecas? De quem é a responsabilidade?
:: 6 Qual o motivo dos bairros abastecidos com água do sistema Marrecas estarem ligados também no sistema Faxinal?