A Justiça indeferiu o pedido de liminar da prefeitura de Farroupilha para instalar quebra-molas em dois trechos da RSC-453. O município ajuizou uma ação civil pública nesta quinta-feira com o objetivo de viabilizar lombadas próximo ao acesso ao Santuário de Caravaggio e ao Trevo Santa Rita.
No despacho, a juíza Claudia Bampi considera que qualquer modificação na estrada deve ser autorizada pelo Daer e aponta que, segundo a legislação de trânsito, a instalação das lombadas físicas só é permitida em casos especiais. A autarquia estadual já havia utilizado a lei para reforçar o posicionamento contrário aos quebra-molas.
A magistrada destaca ainda que o Daer divulgou, por meio da imprensa, que irá implantar linhas de estímulo à redução de velocidade. O departamento defende que esta é a melhor forma de garantir segurança no trânsito nesses pontos enquanto as lombadas eletrônicas não são reativadas. Ela salienta que não existe "qualquer elemento nos autos que demonstre que a solução proposta pelo município é melhor ou mais adequada que aquela que será executada pelo Daer, órgão responsável pela rodovia e, consequentemente, com profissionais mais especializados para avaliação do caso concreto".
Estradas
Negada instalação de quebra-molas na RSC-453 em Farroupilha
Município defende medida para garantir segurança no trânsito
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project