A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul entregou, na manhã desta quinta-feira, um relatório sobre a situação do Aeroporto Hugo Cantergiani ao Governo do Estado. O documento foi recebido pelo secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que deve discutir a questão com o Ministério da Aviação ainda este mês.
De acordo com o presidente da Comissão, Guilherme Guila Sebben, o secretário informou que abordará a questão durante reunião com o Ministro da Aviação, Eliseu Padilha, na próxima quarta-feira. O Estado deve se posicionar sobre a questão apenas após o encontro em Brasília. Porém, demonstrou apreensão com a situação do aeroporto.
- Ele e os técnicos do Departamento Aeroportuário se mostraram preocupados com algumas questões que levamos a eles, como a estação meteorológica de solo: não tinham conhecimento sobre o prazo de fevereiro de 2015 para substituição nem da prorrogação do prazo, então vão pedir esclarecimentos à Flex (empresa responsável pela sala de operações). Eles conhecem o aeroporto, mas não tinham a real dimensão da situação - explica o presidente da Comissão.
Durante a reunião, Westphalen afirmou que não vai renovar promessas, mas sim trazer respostas concretas, indicando apenas as alterações viáveis no aeroporto. Segundo Sebben, a pasta se prontificou a buscar apoio do Governo Federal aos aeroportos regionais do Rio Grande do Sul, especialmente os de Caxias do Sul e Passo Fundo.
O relatório da Comissão aponta diversas questões a serem vistas no Aeroporto Hugo Cantergiani, mas conforme Sebben, o mais preocupante é a situação da sala de operações e da Brigada de Incêndio. A lista contém ainda a necessidade de instalação do equipamento ILS (que possibilita operação por instrumentos), reforma na sala de desembarque e aumento do estacionamento de aeronaves.
Demandas de competência estadual:
:: aumento do efetivo: o aeroporto deveria ter cinco bombeiros, mas na última visita da Comissão eram apenas quatro
:: ausência de dois caminhões de bombeiros funcionando completamente
:: instalação do ILS, equipamento que permite operação por equipamentos
:: reparos da sala de operações: o município se prontificou a fazer a reforma, mas a troca dos equipamentos deveria ser realizada pelo Estado
:: troca e manutenção dos equipamentos da estação metereológica de superfície (sala rádio)
:: reforma da sala de desembarque
:: aumento do estacionamento das aeronaves
Demandas de competência municipal:
:: construção de calçada no entorno do aeroporto: deve ser resolvido na próxima semana
:: implantação de táxi-lotação que faça a ligação rodoviária/aeroporto/rodoviária: está em fase de licitação
:: instalação de estrutura adequada para o ponto fixo de táxi, pois no local não há qualquer estrutura para abrigar os passageiros que aguardam ou descem dos veículos
O que já foi feito:
:: balizamento e pintura da pista
:: realização de cursos de especialização em bombeiro e o curso de adaptação de bombeiro para aeródromo
:: reforço no efetivo da Brigada de Combate a Incêndio
Aviação comercial
Estado recebe lista de problemas do aeroporto de Caxias do Sul
Comissão de Desenvolvimento Econômico se reuniu nesta quinta-feira com secretário estadual de Transportes
GZH faz parte do The Trust Project