O Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) vai começar semana que vem um trabalho de recuperação da sinalização na BR-470, na Serra. O trabalho inclui manutenção na pintura da pista e nas placas, além de equipamentos auxiliares de segurança, como tachões e faixas de desaceleração. O trabalho faz parte do Programa Nacional de Segurança e Sinalização Viária (BR Legal).
A empresa já está contratada e ficará responsável pela sinalização de toda a rodovia, o que inclui o trecho atendido pelo Crema/Serra, entre Bento Gonçalves e Nova Araçá, sob responsabilidade do Daer. Nesse caso, no entanto, está prevista apenas manutenção enquanto um novo projeto de sinalização dentro do BR Legal é elaborado.
A dúvida era se esse investimento incluiria a instalação de redutores de velocidade no acesso a Bento, que teve as lombadas eletrônicas retiradas. O Daer não pode mais investir no trecho porque já foi repassado à União. De acordo com o Dnit, o setor de operações não recebeu nenhuma solicitação de instalação de lombadas até agora. Porém, isso não impede que o órgão constate essa necessidade.
O programa BR Legal tem orçamento de R$ 4 bilhões e atende rodovias federais de todo o país. O contrato é de cinco anos. Além da recuperação da sinalização, o Dnit já anunciou a recuperação do asfalto da rodovia nos trechos não atendidos pelo Crema/Serra. São dois lotes: o primeiro de 143 quilômetros, entre Bento Gonçalves e a BR-290. Já o segundo contempla 77 quilômetros entre Nova Prata e Lagoa Vermelha.
A licitação está prevista para ser lançada na primeira quinzena de abril. O Termo de Transferência da Rodovia para o Governo Federal foi publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira.