Motoristas caxienses se acostumaram, desde o início de 2014, a avistar radares móveis espalhados nas principais ruas caxienses. Os equipamentos mudam de endereço a cada semana e multam desde março do ano passado - começou em janeiro, mas teve um período de testes antes das autuações.
Pouco mais de um ano após o começo da operação da Secretaria Municipal de Trânsito, a presença dos radares móveis resulta em uma estatística importante: reduziu em 32% o número de acidentes nas ruas onde geralmente estão os equipamentos, sempre operados por fiscais de trânsito - a estatística é entre março e dezembro de 2014, comparada com o mesmo período no ano anterior. Isso mostra que, ainda que possam custar caro ao bolso do motorista, o controle da velocidade impacta diretamente em mais cuidado ao volante.
- Ainda é cedo para dizermos que é um resultado fixo, mas podemos comemorar. Nosso objetivo nunca foi a punição, e sim, a diminuição de ocorrências. E estamos conseguindo isso - festeja o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho.
A localização dos radares é divulgada semanalmente pela prefeitura no próprio site. No primeiro ano, o equipamento rodou principalmente pelas perimetrais e nos cruzamentos delas. Entre os lugares com maior redução de acidentes, estão as vias Conselheiro Dantas, Nestor Fedrizzi, Frei Pacífico e Carlos Bianchini. A Perimetral Norte reduziu 81 acidentes em um ano.
Nem tudo, no entanto, resultou em números positivos: existem também as ruas que foram palco de mais acidentes. É o caso da Humberto de Campos e da Moreira César, duas das principais vias da área central.
Para o secretário de Trânsito, há duas questões que devem ser consideradas nos locais onde houve aumento. A primeira é o número baixo de acidentes em algumas ruas. Nesses casos, situações atípicas alteram bruscamente as estatísticas. O segundo ponto é o aumento no número de veículos transitando em ruas como a Jacó Brunetta e a Humberto de Campos. Com mais carros, é natural que haja um número maior de acidentes, mas Marrachinho acredita que houve redução proporcional no número de colisões quando se faz a comparação com o total de veículos circulando.
No primeiro ano de fiscalização, foram aplicadas 8.428 multas. Em janeiro deste ano, 1.333 motoristas foram notificados.
Velocidades máximas podem ser alteradas
A velocidade com que motoristas são flagrados em cada via servirá como base de um estudo que a secretaria está desenvolvendo. Com base em estatísticas, poderá permitir, por exemplo, que certos pontos da Perimetral passem a 80km/h - hoje é 60km/h a velocidade máxima.
A Avenida São Leopoldo, a Jacob Luchesi e a Jacó Brunetta chegariam a 60km/h - hoje são 40km/h. A ideia, no entanto, ainda está em fase de estudos.
- É preciso cuidado, porque a nossa perimetral, por exemplo, comporta boa parte do fluxo central, já que desemboca em várias ruas. Quando chegar a hora, a comunidade será ouvida e irá opinar se quer mesmo que a velocidade aumente - adianta Marrachinho.
Os radares
O radar móvel usado em Caxias é o TruCam, modelo LTI 20/20. Ele capta a velocidade dos veículos em até um quilômetro de distância, ampliando em quase 700 metros a capacidade de detecção, comparado aos exemplares antigos. Por isso, intimida os motoristas, que já sabem que não adianta pisar no freio poucos metros antes do aparelho.
Trânsito
Uso de radares em Caxias do Sul reduz em 32% os acidentes
A estatística refere-se às ocorrências de março a dezembro de 2014, comparada com o mesmo período no ano anterior
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