
Motoristas caxienses se acostumaram, desde o início de 2014, a avistar radares móveis espalhados nas principais ruas caxienses. Os equipamentos mudam de endereço a cada semana e multam desde março do ano passado - começou em janeiro, mas teve um período de testes antes das autuações.
Pouco mais de um ano após o começo da operação da Secretaria Municipal de Trânsito, a presença dos radares móveis resulta em uma estatística importante: reduziu em 32% o número de acidentes nas ruas onde geralmente estão os equipamentos, sempre operados por fiscais de trânsito - a estatística é entre março e dezembro de 2014, comparada com o mesmo período no ano anterior. Isso mostra que, ainda que possam custar caro ao bolso do motorista, o controle da velocidade impacta diretamente em mais cuidado ao volante.
- Ainda é cedo para dizermos que é um resultado fixo, mas podemos comemorar. Nosso objetivo nunca foi a punição, e sim, a diminuição de ocorrências. E estamos conseguindo isso - festeja o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho.
A localização dos radares é divulgada semanalmente pela prefeitura no próprio site. No primeiro ano, o equipamento rodou principalmente pelas perimetrais e nos cruzamentos delas. Entre os lugares com maior redução de acidentes, estão as vias Conselheiro Dantas, Nestor Fedrizzi, Frei Pacífico e Carlos Bianchini. A Perimetral Norte reduziu 81 acidentes em um ano.
Nem tudo, no entanto, resultou em números positivos: existem também as ruas que foram palco de mais acidentes. É o caso da Humberto de Campos e da Moreira César, duas das principais vias da área central.
Para o secretário de Trânsito, há duas questões que devem ser consideradas nos locais onde houve aumento. A primeira é o número baixo de acidentes em algumas ruas. Nesses casos, situações atípicas alteram bruscamente as estatísticas. O segundo ponto é o aumento no número de veículos transitando em ruas como a Jacó Brunetta e a Humberto de Campos. Com mais carros, é natural que haja um número maior de acidentes, mas Marrachinho acredita que houve redução proporcional no número de colisões quando se faz a comparação com o total de veículos circulando.
No primeiro ano de fiscalização, foram aplicadas 8.428 multas. Em janeiro deste ano, 1.333 motoristas foram notificados.
Velocidades máximas podem ser alteradas
A velocidade com que motoristas são flagrados em cada via servirá como base de um estudo que a secretaria está desenvolvendo. Com base em estatísticas, poderá permitir, por exemplo, que certos pontos da Perimetral passem a 80km/h - hoje é 60km/h a velocidade máxima.
A Avenida São Leopoldo, a Jacob Luchesi e a Jacó Brunetta chegariam a 60km/h - hoje são 40km/h. A ideia, no entanto, ainda está em fase de estudos.
- É preciso cuidado, porque a nossa perimetral, por exemplo, comporta boa parte do fluxo central, já que desemboca em várias ruas. Quando chegar a hora, a comunidade será ouvida e irá opinar se quer mesmo que a velocidade aumente - adianta Marrachinho.
Os radares
O radar móvel usado em Caxias é o TruCam, modelo LTI 20/20. Ele capta a velocidade dos veículos em até um quilômetro de distância, ampliando em quase 700 metros a capacidade de detecção, comparado aos exemplares antigos. Por isso, intimida os motoristas, que já sabem que não adianta pisar no freio poucos metros antes do aparelho.