Um dos desafios da Festa da Uva de 2016, em Caxias do Sul, será o de envolver os 10 municípios das antigas colônias italianas do Nordeste do Rio Grande do Sul, como forma de homenagear os 140 anos da Colonização Italiana na Serra. Um seminário na manhã desta quinta-feira, coordenado pelo vice-prefeito Antônio Feldmann, vai discutir de que forma os municípios serão integrados.
Uma das possibilidades é que candidatas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Antônio Prado, Guaporé, Encantado, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Prata e Veranópolis participem do processo de escolha da rainha da Festa. Situação semelhante ocorreu na edição de 1950, quando foi eleita uma rainha de Bento Gonçalves.
A mudança do local de desfiles, que historicamente acontece na Rua Sinimbu, para a Plácido de Castro, também será avaliada no encontro. Feldmann explica que os temas foram divididos por grupos, que darão encaminhamento para a mudança ou permanência do local e regionalização da festa.
>> OPINE: Você acha adequado levar o desfile da Festa da Uva para a Rua Plácido de Castro? Por quê?
O seminário ocorre no Personal Royal Hotel, das 8h às 12h. Participam do encontro representantes das prefeituras dos municípios da região e de entidades de classe.
A próxima ação da Festa deve está prevista para março, com a escolha da comissão social. Também há expectativa de mudanças na estrutura política da Festa da Uva/S.A., com o retorno de Édson Nespolo à presidência.
A Festa da Uva de 2016 ocorrerá no período de 18 de fevereiro a 06 de março.