Depois de identificar o perfil dos usuários de crack, Caxias do Sul dá outro passo para tentar diminuir os impactos do uso da droga. Uma força-tarefa iniciou nesta terça-feira o trabalho de abordagem desse público que vai ocorrer em 29 pontos entre fevereiro e março. O objetivo é apresentar a eles as informações sobre como utilizar a rede de saúde e de assistência social para vencer a dependência química.
A primeira etapa dessa atividade consistiu em mapear áreas onde grupos se reúnem para o consumo de drogas no município e traçar o perfil dos usuários. Isso foi feito entre 2012 e 2013. O levantamento apontou que 50% dos dependentes de crack têm idade entre 20 e 30 anos e que 80% são homens. A coordenadora do Comitê Gestor Municipal do Programa "Crack, é possível vencer", Juliana Marcon, salienta que agora a intenção é motivar os dependentes a buscar tratamento:
- Nós vamos, juntamente com a política de saúde e assistência social, fazer uma abordagem motivacional dessas pessoas em situação de exclusão em função do abuso do crack, orientando a questão dos recursos existentes para o tratamento e para a inclusão social. O nosso papel nesse momento é de fazer uma motivação para que eles encontrem outras alternativas para a vida que não sejam o abuso dessa substância.
As visitas a esses pontos mapeados ocorrem em horários em que os usuários têm maior propensão a participar dos atendimentos. Serão oito semanas de trabalho.
Drogas
Prefeitura de Caxias do Sul sensibiliza usuários de crack para buscar atendimento
Força-tarefa iniciou nesta terça-feira abordagem de dependentes químicos
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: