Com o objetivo de se tornar referência para toda a região Nordeste da Unimed, o Hospital Saúde, de Caxias do Sul, reinaugurou a UTI neonatal, após quase dois meses fechada. São 10 leitos para tratamento intensivo, que funcionam com o suporte de sete técnicos em enfermagem, um enfermeiro, um médico plantonista e um fisioterapeuta por turno.
Houve troca do piso, realocação do quarto para médico plantonista, pintura e compra de novos equipamentos, com reorganização da equipe e contratação de novos profissionais. Além disso, a Unimed Nordeste assumiu a estrutura, sendo responsável agora por sua administração.
- Deixamos tudo bem adequado a todas as normas da Anvisa. Um dos principais objetivos é buscar a melhoria da qualidade com indicadores e metas estabelecidas. É uma lógica de melhoria da qualidade - afirma a coordenadora da UTI neonatal, a médica neonatologista Claudia Panno de Oliveira.
Pelo menos por enquanto, a estrutura recebe apenas pacientes pela Unimed. Quando se tornar referência regional, a UTI neonatal do Hospital Saúde deve atender bebês de 16 municípios da região Nordeste do Estado. Claudia estima que a estrutura costumava operar com 70% da capacidade em média, mas a intenção é agora chegar a 90%.
A UTI neonatal foi reinaugurada na última quarta-feira, dia 18. O local estava fechado desde o dia 31 de dezembro, quando houve a rescisão do contrato entre a prestadora do serviço médico e a instituição hospitalar. Na época, um dos problemas enfrentados era a dificuldade para contratar médicos.