As constantes filas em frente ao Sine de Caxias do Sul deixaram de ser, somente, por encaminhamentos de carteiras de trabalho. No mês de janeiro, houve grande procura por pedidos de seguro desemprego. O aumento significativo pelo serviço é devido às demissões que ocorreram no final do ano passado, segundo o diretor do Sine, Antônio Pescador.
De acordo com o diretor, 180 pessoas por dia tentam o encaminhamento do seguro desemprego. Ele informa que o Sine consegue encaminhar 150 pedidos diariamente. Outro fator que impede a expansão do serviço é a grande demanda por encaminhamentos de carteira de trabalho, já que o sistema ficou inoperante por quase um mês. Pescador informa que na próxima semana, o Sine Caxias vai ter reforço no atendimento para pessoas que procuram encaminhar o seguro desemprego.
Ainda segundo o diretor do Sine, 20% das pessoas que buscam encaminhar o seguro desemprego ou carteira de trabalho, não levam a documentação necessária para realizar o protocolo. Isso, de acordo com ele, aumenta o tempo de espera.