Uma parceria com a Unimed Nordeste-RS vai permitir a permanência do atendimento da UTI neonatal do Hospital Saúde. Com o novo contrato, a cooperativa assume a gestão médica da UTI neonatal, com a contratação e pagamento de pediatras. Em troca, o Hospital Saúde ficará responsável pelo corpo de enfermagem e também pela reforma do setor. As obras estão previstas para durar 30 dias e reabertura está marcada para o dia 17 de fevereiro.
De acordo com o Diretor Superintendente da Unimed Nordeste - RS, Elias Ribeiro, o fechamento definitivo da UTI causaria um impacto grande no atendimento da Serra, especialmente para os beneficiários do plano de saúde.
- Há uma falta de leitos muito grande de UTI neonatal na região e a falta dessa UTI resultaria numa deficiência importante de leitos para os nossos clientes. Por uma iniciativa da Unimed, nós procuramos o hospital - afirma Ribeiro.
A UTI vai continuar com os 10 leitos que tinha anteriormente, porque, segundo Ribeiro, a ampliação exigiria a contratação de uma nova equipe.
O setor havia encerrado as atividades em 31 de dezembro, com a rescisão do contrato entre o Saúde e a empresa Pro-neo, responsável pela administração há 15 anos. A alegação era de que faltavam profissionais especializados.
Conforme Ribeiro, a Unimed também teve dificuldades para conseguir preencher o quadro, mas conseguiu contratar os profissionais necessários. São pelo menos 20 pediatras.
Com o fim do contrato anterior, o hospital havia remanejado parte dos 40 profissionais, entre enfermeiros e técnicos. Parte deles, porém, acabou dispensada. Agora, com a parceria, haverá novas contratações.
Saúde
Parceria com Unimed evita fechamento da UTI Neonatal do Hospital Saúde, em Caxias
Administradora anterior rescindiu o contrato com a instituição
GZH faz parte do The Trust Project