A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha funciona em novo endereço a partir deste ano. Caxias do Sul foi o município escolhido para sediar as aulas. O prédio fica na 3ª Légua, em frente à igreja. Antes, a instituição atuava em Garibaldi.
Segundo a coordenadora institucional, Fernanda Flores, o espaço antigo, que ficava junto à Escola Santo Antônio, estava com a capacidade praticamente saturada. Com a mudança para Caxias, a instituição atende à necessidade de um prédio maior e com localização no interior.
- É um local maior em que a gente consegue abrigar nossos alunos atuais e mais as turmas que vão ingressar nos próximos anos. Ele tem uma área externa também muito boa. Isso sem falar que é em uma região turística voltada para o turismo rural. Tem várias propriedades que conservam essa característica fundamental para a escola. Em Garibaldi, era no centro da cidade, o que inviabilizava um pouco as atividades agrícolas.
A escola tem 26 alunos de nove municípios da região. Eles fazem o curso Técnico em Agropecuária, que está com matrículas abertas para outras 30 vagas. Os estudantes fazem ao mesmo tempo o Ensino Médio e o curso profissionalizante.
A metodologia utilizada é a pedagogia da alternância. Os estudantes passam uma semana na Escola, com reforço no conteúdo teórico. Na semana seguinte, eles vão para casa onde devem colocar em prática a teoria aprendida.