A cadeia de reciclagem de Caxias do Sul receberá no início do próximo ano, o investimento de R$ 1,2 milhão, que beneficiará 100 famílias. Metade da verba será destinada para a revitalização da Associação dos Recicladores do bairro Serrano. O novo projeto arquitetônico está sendo elaborado pela Universidade de Caxias do Sul.
Além do novo prédio, a associação vai contar com novos equipamentos de triagem de resíduos. A modernização dos aparelhos e a revitalização do espaço devem ocorrer no segundo semestre de 2015.
Segundo o coordenador do Comitê Gestor da Cadeia Produtiva da Reciclagem de Caxias do Sul, Alfredo Paim, a estimativa é que a empresa que realizará o projeto de execução da obra, seja definida até fevereiro, Os trabalhos devem começar no mês de março. Os recursos da obra são oriundos da fundação do Banco do Brasil, que desenvolve o projeto ambiental, Água Brasil, em conjunto com Agência Nacional da Água (ANA), autarquia do Ministério do Meio Ambiente.
Em um Termo Aditivo, assinado na última segunda-feira, o Estado cedeu a área da associação ao município por 30 anos. O terreno tem aproximadamente 36 mil metros quadrados. Além do prédio da associação, a prefeitura de Caxias mantém um Centro Social Urbano no local.
A outra parte da verba destina a cadeia de reciclagem será encaminhada para o aperfeiçoamento de outras três recicladoras da cidade, a Associação do bairro Monte Carmelo, a Associação do bairro Esplanada e outra ainda não definida.