O Atlas da Mata Atlântica, divulgado na manhã desta quarta-feira, mostra municípios da Serra Gaúcha nos dois lados da tabela. São José dos Ausentes, Bom Jesus e São Francisco de Paula são, respectivamente, os que menos perderam área de Mata Atlântica entre 2012 e 2013.
Já os três municípios gaúchos que mais perderam Mata Atlântica no mesmo período são Caseiros, em primeiro ligar, Guaporé, na Serra na segunda posição, e Santa Cruz do Sul.
O estudo pegou a prefeitura de Guaporé de surpresa, De acordo com a responsável pelas licenças ambientais da prefeitura de Guaporé, Keitiane Lunardi, as licenças ambientais para corte de árvore emitidas pelo município nos últimos anos se intensificaram, mas na área urbana. Conforme ela, desde o final de 2011 até o final de 2015, a prefeitura está substituindo as caneleiras plantadas em ruas da cidade por outras árvores. As caneleiras, segundo a responsável, danificam as calçadas e as tubulações.
O Atlas da Mata Atlântica é um estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Meio ambiente
Estudo aponta Guaporé como o município da Serra que mais perdeu Mata Atlântica entre 2012 e 2013
São José dos Ausentes, Bom Jesus e São Francisco de Paula são, respectivamente, os que menos perderam área