O Departamento de Controle do Espaço Aéreo estipulou que, até fevereiro de 2015, o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, comece a operar com equipamentos digitais na Estação Meteorológica de Superfície. Esses aparelhos, que atualmente são analógicos, ajudam os controladores de tráfego aéreo a passarem informações sobre se o campo de voo está fechado ou aberto às aeronaves.
Segundo o administrador do aeroporto, Marcos Borges Fortes Arguelles, a aquisição do novo equipamento está sendo tratada com a empresa Flex Linhas Aéreas, antiga Varig, permissionária do serviço. Ainda de acordo com o Arguelles, o aeroporto de Caxias não deve ter sua categoria rebaixada. Ele ressaltou que, caso não haja a readequação dos aparelhos dentro do tempo, a permissionária deve solicitar o adiamento do prazo.
O administrador informou ainda que a prefeitura de Caxias do Sul e o Estado estão estudando a possibilidade de comprar os novos aparelhos. Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Caxias aprovou o pedido de informações ao Departamento Aeroportuário do Estado. Os parlamentares caxienses querem saber como está à adequação da Estação Meteorológica de Superfície do Aeroporto Hugo Cantergiani.
O aeroporto de Caxias registrou, aproximadamente, 17 mil passageiros no mês de novembro. Em outubro, o terminal contabilizou 23 mil passageiros. A queda no último mês é justificada pelas diminuições de quatro frequências de voos para Curitiba pela companhia Azul.
Aviação
Estação meteorológica do aeroporto regional de Caxias deve ter equipamentos digitais a partir de fevereiro
Norma do Departamento de Controle do Espaço Aéreo prevê a troca dos aparelhos analógicos
GZH faz parte do The Trust Project