A RGE atualizou o número de gaúchos que seguem sem energia no fim desta segunda-feira. São nove mil clientes no Estado e 1,5 mil na Serra gaúcha. A nova avaliação foi divulgada às 18h. No começo da tarde, o número era de 3,2 mil às escuras na Serra. Na manhã desta segunda, o problema atingia 15 mil na região.
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul no sábado destelhou casas, causou alagamentos e chegou a deixar 32 mil clientes sem luz em todo o Estado.
>> FOTOS: veja imagens dos estragos causados pela chuva
A RGE tem prazo de 24 a 48 horas para religar a luz após um temporal, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em geral, a área urbana deve ter a luz restabelecida em 24 horas e, a rural, em 48 horas. A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande Sul (Agergs), no entanto, diz que diante de temporais não há prazo estabelecido.
O cidadão deve ficar atento. Em dias normais, a luz não pode faltar por mais de quatro horas nem mais do que seis vezes ao ano. Se isso ocorrer, o respectivo valor é descontado da conta.
Temporal
1,5 mil clientes estão sem luz na Serra gaúcha no fim desta segunda-feira
Às 18h, cerca de nove mil clientes estavam às escuras no Estado
GZH faz parte do The Trust Project