O prefeito Alceu Barbosa Velho sancionou a lei complementar nº 474 que aprova e licencia a construção de novas edificações e elementos de infraestrutura, conforme estudo de viabilidade,na área tombada da Metalúrgica Abramo Eberle. A lei também autoriza a reforma e o restauro do prédio existente, de propriedade de Tubocenter Incorporadora Ltda.
Para o prefeito, o complexo da Metalúrgica Abramo Eberle é um símbolo do município que merece ser revitalizado.
- Essa lei autoriza a revitalização de uma área nobre no coração da cidade, concebida a partir das melhores referências existentes no Brasil e no mundo. E o mais importante: preservando a memória de um dos principais aspectos da história de Caxias do Sul - salientou.
A área total do terreno consiste em 8.164,98 m² e a área construída existente é de 20.086,00 m². A área computável autorizada a edificar, somada à área existente, não poderá ultrapassar o Índice de Aproveitamento (IA) de 2,4. A demolição referida na lei restringe-se às áreas demarcadas e localizadas no interior do complexo, importando uma área total a ser demolida de 5.346,28 m².
As novas edificações autorizadas a serem construídas consistem em dois prédios: um na esquina das ruas Sinimbu com Borges de Medeiros, com altura máxima determinada pelo topo do relógio do Edifício Eberle, e outro destinado ao edifício garagem no interior do complexo, com altura máxima determinada pela base do relógio do Edifício Eberle. Os elementos de infraestrutura são constituídos por circulações verticais, rampas e outros componentes destinados à adequação da atual legislação de incêndio e normas de acessibilidade. Por fim, dentro do prédio existente, será destinada uma área para abrigar o Memorial da Metalúrgica.
Como a ideia é transformar o espaço em um amplo centro de lazer, gastronomia, cultura, comércio e serviços, uma nova perspectiva do imóvel foi desenvolvida. Com base nos conceitos do retrofit, quando busca-se aumentar a vida útil de imóveis antigos por meio da incorporação de modernas tecnologias, o projeto da empresa Rossi Arquitetura e Urbanismo propôs a reformulação e/ou alteração e na demolição de alguns espaços internos, sem impacto na fachada pela Sinimbu e nas edificações de borda pela Borges de Medeiros e Os Dezoito do Forte.
Patrimônio histórico
Prefeito de Caxias sanciona lei que autoriza a revitalização da antiga Metalúrgica Abramo Eberle
Ideia é transformar o espaço em centro de lazer, gastronomia, cultura, comércio e serviços
GZH faz parte do The Trust Project