Quem depende da travessia pela perigosa BR-116 em Caxias do Sul está dividido quanto à utilidade da passarela no Km 146, no bairro São Ciro. Na manhã e na tarde de segunda-feira, moradores e pessoas que se arriscam diariamente na rodovia opinaram sobre a obra que deve ser concluída em 30 dias.
Parte do público ouvido pela reportagem aprova a passarela, mas discorda da instalação de obstáculos no canteiro da BR para forçar os pedestres a usarem a estrutura. Essa contrariedade se deve à distância da passarela para quem deseja se deslocar de um ponto a outro.
Ela está a pelo menos 300 metros dos comércios e paradas de ônibus, o que obriga a caminhada de quase um quilômetro para alcançar alguns pontos se forem usar a passarela. Além disso, são outros 129 metros de cumprimento da estrutura, sendo 33 metros sobre a BR e mais 96 metros de cada lado nas rampas de acesso.
A ideia da prefeitura de instalar um muro no canteiro central abrangeria pelo menos 500 metros de extensão nos dois sentidos da estrada, como os que foram implantados em Canoas. No entanto, é preciso do aval do departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Confira as opiniões dos pedestres que passam pela BR-116
Mobilidade
Instalação de muros na BR-116, próximo da passarela, divide opiniões de pedestres de Caxias do Sul
Prefeitura estuda erguer muretas entre pistas na BR-116 para forçar uso da passarela
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project