Quem depende da travessia pela perigosa BR-116 em Caxias do Sul está dividido quanto à utilidade da passarela no Km 146, no bairro São Ciro. Na manhã e na tarde de segunda-feira, moradores e pessoas que se arriscam diariamente na rodovia opinaram sobre a obra que deve ser concluída em 30 dias.
Parte do público ouvido pela reportagem aprova a passarela, mas discorda da instalação de obstáculos no canteiro da BR para forçar os pedestres a usarem a estrutura. Essa contrariedade se deve à distância da passarela para quem deseja se deslocar de um ponto a outro.
Ela está a pelo menos 300 metros dos comércios e paradas de ônibus, o que obriga a caminhada de quase um quilômetro para alcançar alguns pontos se forem usar a passarela. Além disso, são outros 129 metros de cumprimento da estrutura, sendo 33 metros sobre a BR e mais 96 metros de cada lado nas rampas de acesso.
A ideia da prefeitura de instalar um muro no canteiro central abrangeria pelo menos 500 metros de extensão nos dois sentidos da estrada, como os que foram implantados em Canoas. No entanto, é preciso do aval do departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Confira as opiniões dos pedestres que passam pela BR-116
"Penso que se é mais seguro tem que usar sim. É muito difícil atravessar por aqui."
Catarina de Oliveira, 52, auxiliar de limpeza
"Quando ficar pronta pretendo usar sim. Já vi muitos acidentes e tem horários que levo 20 minutos para atravessar. Seria bom ter o muro pois muitas pessoas vão demorar pra entender que é a passarela é mais segura."
João Silvarino Ribeiro, 56, operador de injetora
"Pelo tempo que fiquei esperando para atravessar hoje (segunda) é mais vantagem mesmo a passarela. Eu fiquei observando uma senhora antes que parou na metade da pista para atravessar. E se o carro desvia e pega ela?"
Daniel Dornelles, 28, pedreiro
"Demoraram pra fazer a passarela e vou usar com certeza. Costumo caminhar pelo canteiro porque falta um lugar para circular."
Reinaldo de Jesus, 66, aposentado
"Acredito que metade das pessoas vai passar por baixo da passarela. Eu vou usar porque é mais seguro. Por isso o muro pode ser o ideal, tem que educar na marra."
Edi Paulo Dalbosco, 58, policial civil aposentado
"Uma sinaleira seria melhor. Se for usar a passarela, tenho que caminhar quase um quilômetro para ir na farmácia. Então, será mais prático atravessar a BR."
Tereza Angela Fogaça, 66, dona de casa
"As pessoas não virão lá de longe para subir na passarela, vão atravessar na pista mesmo. Daí que seria melhor uma sinaleira. Também tenho medo da insegurança que vai gerar ali na rampa à noite. Por um lado, vai favorecer as crianças da escola (Érico Veríssimo)."
Luiz Tadeu Frasão, 57, ferramenteiro
"É muito difícil atravessar na BR. Perto do meio-dia, levo cinco, seis minutos. Por isso pretendo usar a passarela porque é melhor. Acredito que meus colegas de aula também."
Davenir Rosa da Silva Júnior, 15, estudante
"É uma ótima opção, mas tem muita gente que mora afastada e não vai usar. Podiam ter colocado semáforos nesses pontos longe da passarela. Mas se for visando a segurança, o muro pode ser uma saída."
Ezequiel Carrasco, 28, vigilante
"Com certeza vou usar a passarela. Também acredito que as pessoas que têm filhos também não se importarão de caminhar um pouco mais. Mas o muro no canteiro será complicado para alguns, que moram longe."
Márcia Rech da Fonseca, 29, auxiliar administrativa
"O muro é bom para um lado porque tem gente que vai atravessar a BR de qualquer jeito, daí se educa. Essa BR é um perigo, cansei de ficar mais de 10 minutos esperando e se tiver que fazer 200 metros a mais não me importo."
Antonio Albuquerque, 68, aposentado