Em tom de emoção, 116 casais de Caxias do Sul celebraram a união no Casamento Comunitário na manhã deste sábado. Como todo casamento tradicional, a cerimônia começou com atraso de cerca de 30 minutos, por volta das 10h30min. O Centro de Eventos dos pavilhões da Festa da Uva estava decorado com flores, tapete vermelho e palco, deixando o ambiente com tom matrimonial. O prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) abriu a celebração lembrando os noivos sobre costumes e valores familiares.
>> GALERIA DE FOTOS: Veja imagens do Casamento Comunitário
- Além do amor que une vocês, estão aqui também para regularizar a situação civil, que é muito importante para a sociedade - disse.
Os noivos trajavam roupas cedidas pela Sala de Noivas, espaço da prefeitura que realiza o empréstimo de vestidos, acessórios e ternos. A maquiagem e o buquê de flores ficavam por conta da noiva. A maioria optou por flores vermelhas. O trabalho de organização da prefeitura e da Comarca de Caxias começou cerca de três meses antes, ao encaminhar a documentação dos participantes para emissão do certidão de casamento. Por isso, os noivos chegavam a um dos quatro cartórios instalados nos pavilhões para rapidamente assinar o documento e pronunciar o tão esperado 'sim'. O ato durava cerca de cinco minutos.
- É um sonho que eu carrego desde meus 20 anos. Nem dormi direito essa noite - afirmou a noiva Neura de Jesus Vieira, 61 anos, ao lado do pretendente João Santos da Silva, 52.
A dona de casa e o carpinteiro vivem juntos desde 2009 e aproveitaram a oportunidade para oficializar a união. Após a cerimônia, eles comemoraram o casamento na casa de uma das filhas de Neura.
Matrimônio
Em Caxias, 116 casais celebram união no Casamento Comunitário
Cerimônia começou por volta de 10h30min nos Pavilhões
GZH faz parte do The Trust Project