Técnicos da Secretaria de Trânsito e do Daer vão se reunir na tarde desta quarta-feira no trevo de acesso de Monte Bérico, na ERS-122, em Caxias do Sul. A intenção é discutir as medidas necessárias para adequar a Rua Jacob Luchesi ao projeto original de instalação de sinaleiras.
O asfaltamento dos acostamentos da rua junto ao trevo foi apontado por técnicos do Daer como empecilho para o acionamento das sinaleiras. A obra foi realizada pela prefeitura.
De acordo com o engenheiro e fiscal do Daer, Paulo Meister, as alterações seriam para abrir mais uma faixa de tráfego na rua, próximo ao entroncamento. Dessa forma, veículos que usassem a pista da direita para acessar a rua, ou que viessem da rua para acessar a rodovia, também pela direita, teriam trânsito livre. Apenas os da esquerda é que precisariam esperar o sinal verde.
A mudança, no entanto, não está prevista no projeto. A negativa do Daer para essa alteração é de que de causaria risco na travessia de pedestres. A solução apontada por Meister é colocar obstáculos e sinalização que restrinja a circulação de veículos na nova área asfaltada.
O secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, confirmou a intenção da prefeitura de abrir mais uma faixa nos acessos, mas ressaltou que esse é um plano para o futuro. Conforme ele, houve um mal entendido, já que, após o asfaltamento, a secretaria faria a sinalização da Jacob Luchesi permitindo apenas uma faixa. Agora, uma nova sinalização deve ser aplicada para reforçar a faixa simples e se adequar às exigências do Daer.
Ainda de acordo com Meister, o acionamento das sinaleiras também depende da conclusão da sinalização na rodovia. Faltam faixa de retenção, setas, letreiros, demarcadores, tachões e defensas. Caso o clima permita, esse trabalho deve ser concluído em três dias.
Em seguida, se estiver tudo aprovado na Jacob Luchesi, a prefeitura deve ser autorizada a ligar os equipamentos em amarelo piscante por três dias até o funcionamento definitivo.