O fechamento de portões de acesso de pedestres à Universidade de Caxias do Sul (UCS) será resolvido na Justiça. Na próxima semana, o Ministério Público (MP) ingressará com ação judicial contra a instituição.
- Há um anel viário que circunda a UCS, em área particular da universidade mas onde circula o transporte coletivo. Os acessos dos portões dialogam com esse anel viário, que faz parte do plano viário do município. Não conseguimos entendimento com a universidade, então vamos discutir judicialmente - argumenta o promotor Adrio Gelatti, da promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul.
Dois portões na divisa com o bairro Presidente Vargas e outro com o Petrópolis são fechados aos finais de semana há cerca de um mês. Eles são trancados entre 13h de sábado e 5h30min de segunda-feira. A reclamação de moradores dos arredores é por não ter acesso para pegar ônibus ou táxi-lotação ou para lazer. A universidade alega que o motivo é segurança e preservação do patrimônio, e que outros acessos ao campus seguem abertos.
Na quinta-feira, o promotor se reuniu com o vice-reitor da UCS, Odacir Deonisio Graciolli, e estabeleceu prazo de 24 horas para a universidade se manifestar. Na manhã desta sexta, a universidade comunicou o MP de que os portões seguirão fechados, mas que a obstrução de um trecho da Rua Francisco Getúlio Vargas será suspensa. A extensão entre a passarela na entrada principal da UCS e o pórtico próximo ao Cetec, passando pela UCS TV, estava sendo bloqueada para veículos aos fins de semana. A UCS argumentou que a área serviria para ciclistas.
Na última segunda-feira, uma audiência pública na Câmara de Vereadores tratou do impasse.
Neste final de semana os portões estarão abertos, a pedido da Justiça Eleitoral, porque há locais de votação dentro do campus.
Abaixo, confira o posicionamento da UCS:
"O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), professor Ambrósio Luiz Bonalume, respondeu através da Procuradoria Jurídica aos pedidos formulados pela Promotoria de Justiça informando que, neste final de semana, dias 25 e 26 de outubro, a pedido da Justiça Eleitoral, em face da existência de seções de votação nas dependências do Campus Central - Cidade Universitária, todos os acessos permanecerão abertos à população.
Em todos os demais finais de semana os três portões de acesso de pedestres estarão abertos até sábado às 13 horas, com reabertura na segunda-feira às 5h30min.
Todos os demais acessos de ruas sempre estiveram e continuarão abertos para que a comunidade tenha acesso livre às dependências do Campus Central - Cidade Universitária, que nos finais de semana recebe milhares de pessoas."
Polêmica
Ministério Público vai ingressar com ação judicial para que UCS reabra portões para pedestres
Há cerca de um mês, a universidade tranca nos finais de semana três acessos na divisa com os bairros Presidente Vargas e Petrópolis
GZH faz parte do The Trust Project