Assembleias dos sindicatos dos bancários na noite de quinta-feira na Serra definiram a adesão à paralisação nacional da categoria. A orientação das entidades que representam a categoria em Caxias do Sul quanto em Bento Gonçalves é que os bancários de instituições privadas e públicas façam greve a partir de terça-feira. O sindicato de Caxias representa também Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Antônio Prado, Ipê, Canela, Gramado e Garibaldi. O de Bento Gonçalves também responde por Pinto Bandeira, Santa Tereza e Monte Belo do Sul.
A orientação é que os clientes busquem agências nesta sexta ou na segunda-feira, já que a partir de terça, em muitos bancos, apenas será possível fazer operações em caixas eletrônicos ou pela internet. Outra opção é procurar uma agência lotérica.
Os bancários não aceitam a proposta de reajuste salarial de 7% sobre todas as verbas e 7,5% sobre o piso apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Eles reclamam também de metas consideradas abusivas que estariam causando doenças como depressão e consequente afastamento do trabalho.